PLANTAS E SABERES, ENTRE O SAGRADO E O CIENTÍFICO: ROTEIRO COMENTADO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL

Autores

  • Claúdia Pinho Anselmo de Lima Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Verônica Pimenta Velloso Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

cultura científica, documentário, divulgação científica, educação

Resumo

O roteiro tem por objetivo descrever as etapas da pré-produção, produção e pós-produção do documentário, "Iyeza: debates em torno de um caso de envenenamento na capital do Império", que constitui um produto educacional, objeto de divulgação científica. A palavra Iyeza (remédio) no título, da língua  xhosa,  região da África do Sul, ilustra o tom da narrativa, que tem por fim ressaltar a importância dos saberes populares, muitas vezes advindos de etnias africanas e/ou afro-descendentes e sua dimensão do sagrado, para a construção de conhecimentos científicos a respeito do uso medicinal de plantas. A utilização da arte audiovisual no formato documentário para esse fim, destaca-se  como suporte  para uma comunicação dialógica, entendida como uma modalidade de promoção da cultura científica, dando voz aos sujeitos que transitam por áreas do conhecimento diversas (professores-pesquisadores e alunos), pertencentes a uma instituição que contempla três níveis de ensino - médio, superior e pós-graduação, além de um vendedor de ervas; viabilizando um público heterogêneo.

 

Biografia do Autor

Claúdia Pinho Anselmo de Lima, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Graduada de Bacharelado em Produção Cultural pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro/ campus Nilópolis. Participação em projeto PIBIC/PROCIÊNCIA 2015-2016- Memória do Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC): rumo ao diálogo e ações; bolsista do grupo Conexões de Saberes em Produção Cultural- PET/IFRJ (2013-2015). Atua como voluntária no grupo Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas -NEABI/ IFRJ.

Verônica Pimenta Velloso, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em História das Ciências da Saúde - Casa Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (2007). . Desde 2011, sou professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Nilópolis, onde leciono História e Filosofia da Ciência e disciplinas relacionadas, trabalhando com as interfaces entre história da ciência, divulgação científica e ensino de ciências, em cursos de graduação, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Stricto Sensu (PROPEC), Nilópolis, e na Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Divulgação Científica< IFRJ/ Mesquita.

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.

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Publicado

2018-11-16

Como Citar

Anselmo de Lima, C. P., Velloso, V. P., & dos Anjos, M. B. (2018). PLANTAS E SABERES, ENTRE O SAGRADO E O CIENTÍFICO: ROTEIRO COMENTADO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 8(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5172