PLANTAS E SABERES, ENTRE O SAGRADO E O CIENTÍFICO: ROTEIRO COMENTADO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL
Palavras-chave:
cultura científica, documentário, divulgação científica, educaçãoResumo
O roteiro tem por objetivo descrever as etapas da pré-produção, produção e pós-produção do documentário, "Iyeza: debates em torno de um caso de envenenamento na capital do Império", que constitui um produto educacional, objeto de divulgação científica. A palavra Iyeza (remédio) no título, da língua xhosa, região da África do Sul, ilustra o tom da narrativa, que tem por fim ressaltar a importância dos saberes populares, muitas vezes advindos de etnias africanas e/ou afro-descendentes e sua dimensão do sagrado, para a construção de conhecimentos científicos a respeito do uso medicinal de plantas. A utilização da arte audiovisual no formato documentário para esse fim, destaca-se como suporte para uma comunicação dialógica, entendida como uma modalidade de promoção da cultura científica, dando voz aos sujeitos que transitam por áreas do conhecimento diversas (professores-pesquisadores e alunos), pertencentes a uma instituição que contempla três níveis de ensino - médio, superior e pós-graduação, além de um vendedor de ervas; viabilizando um público heterogêneo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.