VOZES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE AS DIFICULDADES DO USO DAS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS VII

Autores

  • Gisele Soares Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Geraldo Soares da Silva Junior Instituto Federal Baiano de Educação Ciência e Tecnologia (IF Baiano)

Palavras-chave:

TIC. Ensino de Matemática. Dificuldades. Formação de Professores.

Resumo

Existem diversas dificuldades que desafiam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de matemática. Desde a necessidade de mudança na cultura institucional até a garantia de formação reflexiva aos professores, diversos fatores podem influenciar se as TIC podem auxiliar ou não na transformação da escola. Investigamos 36 licenciandos em matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, três professores formadores e o projeto do curso para entender se a formação propiciada pelo curso de licenciatura em matemática desse campus instrumentalizava seus estudantes a utilizarem as TIC no ensino de matemática. Para isso, coletamos dados por meio de questionário, entrevistas e análise documental e os examinamos por análise de conteúdo. Observamos dificuldades relativas à formação dos licenciandos e professores formadores de uso das TIC no ensino de matemática e a necessidade de adequação do currículo do Curso de Matemática da UNEB para esse fim.

 

 

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e à Associação de Crianças autistas de Senhor do Bonfim (ACASB). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

Geraldo Soares da Silva Junior, Instituto Federal Baiano de Educação Ciência e Tecnologia (IF Baiano)

Especialista em ensino de matemática, licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Bahia -UNEB, graduado em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Assistente em administração do Instituto Federal Baiano. Tem experiência na área de Administração e em Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Shaw, G. S. L., & Silva Junior, G. S. da. (2020). VOZES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE AS DIFICULDADES DO USO DAS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS VII. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5178