VOZES DE PROFESSORES E LICENCIANDOS SOBRE AS DIFICULDADES DO USO DAS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), CAMPUS VII
Palavras-chave:
TIC. Ensino de Matemática. Dificuldades. Formação de Professores.Resumo
Existem diversas dificuldades que desafiam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino de matemática. Desde a necessidade de mudança na cultura institucional até a garantia de formação reflexiva aos professores, diversos fatores podem influenciar se as TIC podem auxiliar ou não na transformação da escola. Investigamos 36 licenciandos em matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, três professores formadores e o projeto do curso para entender se a formação propiciada pelo curso de licenciatura em matemática desse campus instrumentalizava seus estudantes a utilizarem as TIC no ensino de matemática. Para isso, coletamos dados por meio de questionário, entrevistas e análise documental e os examinamos por análise de conteúdo. Observamos dificuldades relativas à formação dos licenciandos e professores formadores de uso das TIC no ensino de matemática e a necessidade de adequação do currículo do Curso de Matemática da UNEB para esse fim.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.