APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cláudio Cristiano Liell UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA
  • Arno Bayer ULBRA
  • José Ricardo Ledur ULBRA

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Aprendizagem significativa. Cinemática. Sequência didática. Objetos educacionais.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática para a construção  do conceitos de cinemática básica  em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada em Bom Princípio/RS, na disciplina de Ciências. As atividades realizadas na sequência didática envolvendo os conceitos de Cinemática, foram fundamentadas com princípios da aprendizagem significativa e focadas na participação ativa dos alunos, pois mesmo este tema tendo forte ligação com o cotidiano, na prática de sala de aula percebe-se que os estudantes, de modo geral, apresentam dificuldades na elaboração e compreensão de conceitos relacionados a esse tópico. Foi aplicado um pré teste para identificação de conhecimentos e concepções prévias bem como o pós teste para avaliação da construção do conhecimento.  Figuras com fotografias estroboscópicas serviram como organizadores prévios para a elaboração dos novos conceitos. Experimentos, aplicativo para telefones celulares, simulações e softwares educacionais foram utilizados para análise e discussão em pequenos grupos. As descobertas foram socializadas no grande grupo e registradas sob a forma de relatórios e produção de fotografias e vídeos. Os resultados observados em cada etapa da sequência apresentaram evidências de aprendizagem significativa e compreensão satisfatória dos conceitos fundamentais da cinemática.

Biografia do Autor

Cláudio Cristiano Liell, UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL-ULBRA

PÓS DOUTORANDO EM ENSINO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS.

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E PESQUISADOR EM GRUPO DE PESQUISA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

 

Arno Bayer, ULBRA

Doutor em Ciências

Professor Titular do PPGECIM ULBRA

José Ricardo Ledur, ULBRA

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Liell, C. C., Bayer, A., & Ledur, J. R. (2020). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5185