APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Aprendizagem significativa. Cinemática. Sequência didática. Objetos educacionais.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma sequência didática para a construção do conceitos de cinemática básica em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual localizada em Bom Princípio/RS, na disciplina de Ciências. As atividades realizadas na sequência didática envolvendo os conceitos de Cinemática, foram fundamentadas com princípios da aprendizagem significativa e focadas na participação ativa dos alunos, pois mesmo este tema tendo forte ligação com o cotidiano, na prática de sala de aula percebe-se que os estudantes, de modo geral, apresentam dificuldades na elaboração e compreensão de conceitos relacionados a esse tópico. Foi aplicado um pré teste para identificação de conhecimentos e concepções prévias bem como o pós teste para avaliação da construção do conhecimento. Figuras com fotografias estroboscópicas serviram como organizadores prévios para a elaboração dos novos conceitos. Experimentos, aplicativo para telefones celulares, simulações e softwares educacionais foram utilizados para análise e discussão em pequenos grupos. As descobertas foram socializadas no grande grupo e registradas sob a forma de relatórios e produção de fotografias e vídeos. Os resultados observados em cada etapa da sequência apresentaram evidências de aprendizagem significativa e compreensão satisfatória dos conceitos fundamentais da cinemática.
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