PONDERAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DA MEDIAÇÃO DO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO “MAN”

Autores

  • Erlon Rodolfo Viegas Barata
  • Thiago Moraes Machado
  • Nivia Magalhães da Silva Freitas
  • Darlene Teixeira Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Nadia Magalhães da Silva Freitas

Palavras-chave:

Educação em Ciências, CTS, Curta-metragem

Resumo

A educação em ciências tem se preocupado com a problematização das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Essa preocupação tem revelado convergências entre CTS com o campo ambiental. Assim, o presente artigo objetivou analisar as ponderações de um grupo de licenciandos sobre as relações CTS, a partir da materialidade mediadora do curta-metragem de animação “Man”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se na entrevista projetiva, correspondendo a uma técnica que utiliza dispositivos visuais, como, por exemplo, vídeos, para que o entrevistado fale sobre o que viu. Recorremos à análise interpretativa dos dados para avaliar as ponderações dos licenciandos. A narrativa fílmica contribuiu para promover reflexão crítica para questões implicadas nas relações CTS, principalmente no que diz respeito ao relacionamento degenerativo do homem com o ambiente. Podemos afirmar que a materialidade mediadora das artes visuais (curta-metragem de animação) representa outra forma de pensar espaços de ensino e de formação docente na apreensão crítica das relações CTS.

Biografia do Autor

Darlene Teixeira Ferreira, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Ciências Naturais , possui mestrado e doutorado em Educucação em Ciências.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Barata, E. R. V., Machado, T. M., Freitas, N. M. da S., Ferreira, D. T., & Freitas, N. M. da S. (2019). PONDERAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DA MEDIAÇÃO DO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO “MAN”. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5194