PONDERAÇÕES DE LICENCIANDOS SOBRE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE A PARTIR DA MEDIAÇÃO DO CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO “MAN”
Palavras-chave:
Educação em Ciências, CTS, Curta-metragemResumo
A educação em ciências tem se preocupado com a problematização das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Essa preocupação tem revelado convergências entre CTS com o campo ambiental. Assim, o presente artigo objetivou analisar as ponderações de um grupo de licenciandos sobre as relações CTS, a partir da materialidade mediadora do curta-metragem de animação “Man”. A pesquisa, de abordagem qualitativa, apoiou-se na entrevista projetiva, correspondendo a uma técnica que utiliza dispositivos visuais, como, por exemplo, vídeos, para que o entrevistado fale sobre o que viu. Recorremos à análise interpretativa dos dados para avaliar as ponderações dos licenciandos. A narrativa fílmica contribuiu para promover reflexão crítica para questões implicadas nas relações CTS, principalmente no que diz respeito ao relacionamento degenerativo do homem com o ambiente. Podemos afirmar que a materialidade mediadora das artes visuais (curta-metragem de animação) representa outra forma de pensar espaços de ensino e de formação docente na apreensão crítica das relações CTS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.