APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA ESCOLA DE FRANKFURT

Autores

  • Ademir Henrique Manfré Professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/SP, FACLEPP/UNOESTE.

Palavras-chave:

Educação. Medicalização. Experiência (Erfarung).

Resumo

Este artigo trata da temática medicalização, educação escolar e do depauperamento do pensamento na escola em uma perspectiva crítica. Analisa criticamente o processo exacerbado da crescente medicalização da subjetividade e os impactos provocados por tais intervenções no campo da formação escolar. É resultado de reflexões, debates, problematizações e análises realizadas junto à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem por mim ministrada nos cursos de graduação de formação de professores. O debate aqui proposto se sustenta nas contribuições analíticas advindas da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, tais como Theodor Adorno e Walter Benjamin em seus escritos sobre o conceito de Experiência (Erfahrung), ou melhor, de seu depauperamento (Erlebnis). As análises aqui propostas indicam que a medicalização crescente do processo educacional exige um posicionamento intelectual crítico de educadores e demais profissionais da Educação para o desenvolvimento de atitudes de resistência e de compreensão da produção de uma existência empobrecida na contemporaneidade.

 

Palavras-chave: Educação. Medicalização. Experiência (Erfarung).

Biografia do Autor

Ademir Henrique Manfré, Professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente/SP, FACLEPP/UNOESTE.

Meu nome é Ademir Henrique Manfré. Sou professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (FACLEPP) da Universidade do Oeste paulista - UNOESTE. Atualmente, ministro as disciplinas de Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Currículo e Escola e História da Educação Brasileira. Além da docência, desenvolvo atividades no campo da pesquisa científica, orientando projetos de iniciação científica nas áreas de Educação, Psicologia da Educação, Filosofia da Educação e currículo escolar.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Manfré, A. H. (2020). APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA ESCOLA DE FRANKFURT. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5301