APONTAMENTOS CRÍTICOS SOBRE MEDICALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO À LUZ DA TEORIA CRÍTICA DA ESCOLA DE FRANKFURT
Palavras-chave:
Educação. Medicalização. Experiência (Erfarung).Resumo
Este artigo trata da temática medicalização, educação escolar e do depauperamento do pensamento na escola em uma perspectiva crítica. Analisa criticamente o processo exacerbado da crescente medicalização da subjetividade e os impactos provocados por tais intervenções no campo da formação escolar. É resultado de reflexões, debates, problematizações e análises realizadas junto à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem por mim ministrada nos cursos de graduação de formação de professores. O debate aqui proposto se sustenta nas contribuições analíticas advindas da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, tais como Theodor Adorno e Walter Benjamin em seus escritos sobre o conceito de Experiência (Erfahrung), ou melhor, de seu depauperamento (Erlebnis). As análises aqui propostas indicam que a medicalização crescente do processo educacional exige um posicionamento intelectual crítico de educadores e demais profissionais da Educação para o desenvolvimento de atitudes de resistência e de compreensão da produção de uma existência empobrecida na contemporaneidade.
Palavras-chave: Educação. Medicalização. Experiência (Erfarung).
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