ANÁLISE DO ENFOQUE INVESTIGATIVO EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Coleção Didática, Ensino de Ciências Investigativo, Experimentos.Resumo
No presente trabalho, identificamos e analisamos aspectos do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nas atividades experimentais presentes em uma coleção de livros didáticos (LD) destinado aos anos finais do ensino fundamental. Partimos da compreensão que o ENCI é uma abordagem didática e, como tal, pode ser trabalhado em diferentes áreas de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, cujos dados foram analisados a partir de oito categorias criadas a partir da organização e adaptação do referencial teórico. No corpo da obra analisada, composta por 4 volumes, identificamos 52 atividades experimentais, das quais a maioria não abordou características do ENCI. Sabendo da importância dessa abordagem nas aulas de ciências e do livro didático como um dos recursos mais utilizados nas aulas. Acreditamos que este trabalho contribuirá para reflexões acerca do ensino, podendo influenciar nas discussões sobre as propostas de ensino, em defesa da qualidade da aprendizagem dos alunos.
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