DOS SABERES DISCIPLINARES AOS SABERES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Keiciane Canabarro Drehmer Marques UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Vantoir Roberto Brancher Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Palavras-chave:

Formação de professores. Saberes docente. Ciências Biológicas.

Resumo

Este trabalho apresenta alguns dos desafios de iniciação à docência de estagiários em Ciências Biológicas. O estágio possibilita a inserção do licenciando na sala de aula como professor e neste momento socializa os diferentes saberes docentes no cotidiano escolar. A pesquisa foi realizada com implementação de um questionário online para licenciandos de Ciências Biológicas de cinco instituições do Rio Grande do Sul e totalizou a participação de 32 acadêmicos. Os resultados apontam que os saberes que predominam nos docentes em formação são relativos aos saberes disciplinares e esses carecem à construção de saberes da ação pedagógica (GAUTHIER ,1998). Inúmeros cursos de Ciências Biológicas licenciatura ainda permanecem na sombra do bacharelado com prevalência dos conhecimentos específicos da área biológica sobre os saberes pedagógicos. Esses são alguns dos desafios dos professores de biologia em formação inicial e há muitos outros desafios a serem investigados a fim de contribuir para o Ensino de Ciência com possibilidade de contribuições na formação inicial.

Biografia do Autor

Keiciane Canabarro Drehmer Marques, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Licenciada em ciências biológicas (2012), bacharel em ciências biológicas (2019), mestra em educação (2016) em ciências e doutoranda em educação em ciências pela Universidade Federal de Santa Maria.

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP 2008), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP 2003) , bacharel (1997) e licenciado (1998) em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, MEN-CE/UFSM).

Vantoir Roberto Brancher, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar)

Possui Graduação em Pedagogia (1999), Especialização em Educação Especial, AH/SD (2008), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Educação (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2011). É professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Marques, K. C. D., Brant de Tolentino Neto, L. C., & Brancher, V. R. (2019). DOS SABERES DISCIPLINARES AOS SABERES PEDAGÓGICOS: DESAFIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DE ESTAGIÁRIOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 9(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5387