FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA

Autores

  • Cristiane Correia Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ
  • Eline Deccache Maia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Tecnologias da Informação e Comunicação. Recursos Digitais. Produto Educacional.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar o uma reflexão acerca das oficinas ministradas aos professores de Ciências da rede municipal de Itaguaí, realizada como parte integrante de uma pesquisa desenvolvido em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. O objetivo das oficinas foi contribuir para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, possibilitando a aproximação e o interesse dos alunos pelo Ensino de Ciências, uma vez que ao viverem  em uma era altamente tecnológica, conseguiria estabelecer relações com as linguagens tecnológicas as quais estão acostumados aliadas aos conteúdos escolares, aproximando o universo escolar como momento tecnológico em que se encontram. Além disso, as oficinas visaram introduzir o Catálogo de Recursos Educacionais Digitais de Ciências (CREDC), que é parte integrante de um produto educacional desenvolvido durante a pesquisa, com o intuito de verificar junto aos professores sua funcionalidade. Foram propostas quatro oficinas, com duração média de 4 horas. A experiência com as oficinas demonstrou que há muito a ser feito em relação à introdução das TIC no universo escolar, ampliando as possibilidades de tornar o ensino de Ciências mais próximo da realidade dos alunos e o quanto é produtivo abordar o tema junto aos professores, que muitas vezes, em função de diferentes fatores, não possuem tempo, se sentem desestimulados, ou com poucas habilidades de introduzir as TIC em suas aulas. Percebemos que, de uma forma geral, os professores sentiram-se estimulados com a proposta das oficinas, mostrando-se seduzidos e disponíveis ao conhecimento que lhes foi apresentado.

Biografia do Autor

Cristiane Correia Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRJ

Aluna de mestrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Professora de Ciências da rede municipal de Itaguaí e professora de biologia do Estado do Rio de Janeiro.

Eline Deccache Maia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - (IFRJ)

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Silva, C. C., & Maia, E. D. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5390