FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – TIC: CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA O USO DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Tecnologias da Informação e Comunicação. Recursos Digitais. Produto Educacional.Resumo
A proposta deste artigo é apresentar o uma reflexão acerca das oficinas ministradas aos professores de Ciências da rede municipal de Itaguaí, realizada como parte integrante de uma pesquisa desenvolvido em um Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. O objetivo das oficinas foi contribuir para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, possibilitando a aproximação e o interesse dos alunos pelo Ensino de Ciências, uma vez que ao viverem em uma era altamente tecnológica, conseguiria estabelecer relações com as linguagens tecnológicas as quais estão acostumados aliadas aos conteúdos escolares, aproximando o universo escolar como momento tecnológico em que se encontram. Além disso, as oficinas visaram introduzir o Catálogo de Recursos Educacionais Digitais de Ciências (CREDC), que é parte integrante de um produto educacional desenvolvido durante a pesquisa, com o intuito de verificar junto aos professores sua funcionalidade. Foram propostas quatro oficinas, com duração média de 4 horas. A experiência com as oficinas demonstrou que há muito a ser feito em relação à introdução das TIC no universo escolar, ampliando as possibilidades de tornar o ensino de Ciências mais próximo da realidade dos alunos e o quanto é produtivo abordar o tema junto aos professores, que muitas vezes, em função de diferentes fatores, não possuem tempo, se sentem desestimulados, ou com poucas habilidades de introduzir as TIC em suas aulas. Percebemos que, de uma forma geral, os professores sentiram-se estimulados com a proposta das oficinas, mostrando-se seduzidos e disponíveis ao conhecimento que lhes foi apresentado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.