UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O SOFTWARE FTOOL PARA APOIO AO ENSINO DA ESTÁTICA BASEADO NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Palavras-chave:
Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ftool. Educação em Engenharia. Estática.Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa e que resultou em um minicurso realizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2017, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) no campus Angra dos Reis. As Instituições de Ensino têm como missão permitir aos seus educandos uma formação integral que envolve aspectos técnicos, éticos, humanísticos entre outros. O resultado desse processo deve ser egressos habilitados e competentes para exercer suas atividades profissionais e cidadãos que possam ser capazes de produzir saberes e ações em prol da sociedade. Nesse sentido, espera-se que os cursos proponham ações que visem: o ensino, a pesquisa e a extensão. A partir dessas reflexões e realizando um recorte para o nosso universo, que são alunos do curso técnico e da graduação, temos como objetivo deste minicurso o estudo dos conteúdos teóricos de estática utilizando como objeto motivador o software Ftool. Enfatizamos sua importância na prática de uma sequência didática com o uso do software com viés educacional. O quadro teórico apresentado neste artigo é baseado na teoria dos registros de representação semiótica. Face à importância que os conteúdos da disciplina estática têm nos cursos de engenharia de modo geral e as facilidades que o computador proporciona, urge reflexão sobre como podemos utilizar o computador como ferramenta pedagógica e quais são as implicações no processo de aprendizagem. Neste trabalho, observou-se a importância do uso de tecnologias para o ensino de tópicos abordados em disciplinas de cursos de Engenharia. Percebe-se que a teoria dos registros de representação semiótica, que originalmente foi experimentada para a área de Educação Matemática, também pode ser utilizada no ensino de outras áreas, como a de ensino da Engenharia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.