UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O SOFTWARE FTOOL PARA APOIO AO ENSINO DA ESTÁTICA BASEADO NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Autores

  • Janaina Veiga EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- Campus Angra dos Reis
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho UEZO
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Ftool. Educação em Engenharia. Estática.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa e que resultou em um minicurso realizado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2017, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) no campus Angra dos Reis. As Instituições de Ensino têm como missão permitir aos seus educandos uma formação integral que envolve aspectos técnicos, éticos, humanísticos entre outros. O resultado desse processo deve ser egressos habilitados e competentes para exercer suas atividades profissionais e cidadãos que possam ser capazes de produzir saberes e ações em prol da sociedade. Nesse sentido, espera-se que os cursos proponham ações que visem: o ensino, a pesquisa e a extensão. A partir dessas reflexões e realizando um recorte para o nosso universo, que são alunos do curso técnico e da graduação, temos como objetivo deste minicurso o estudo dos conteúdos teóricos de estática utilizando como objeto motivador o software Ftool. Enfatizamos sua importância na prática de uma sequência didática com o uso do software com viés educacional. O quadro teórico apresentado neste artigo é baseado na teoria dos registros de representação semiótica. Face à importância que os conteúdos da disciplina estática têm nos cursos de engenharia de modo geral e as facilidades que o computador proporciona, urge reflexão sobre como podemos utilizar o computador como ferramenta pedagógica e quais são as implicações no processo de aprendizagem. Neste trabalho, observou-se a importância do uso de tecnologias para o ensino de tópicos abordados em disciplinas de cursos de Engenharia. Percebe-se que a teoria dos registros de representação semiótica, que originalmente foi experimentada para a área de Educação Matemática, também pode ser utilizada no ensino de outras áreas, como a de ensino da Engenharia.

Biografia do Autor

Janaina Veiga, EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- Campus Angra dos Reis

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca- Campus Angra dos Reis. Tem experiência na área de Ciência da Computação,atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, software educativo e métodos numéricos. 

Carlos Vitor de Alencar Carvalho, UEZO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011).

Chang Kuo Rodrigues, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2020-06-12

Como Citar

Veiga, J., Carvalho, C. V. de A., & Rodrigues, C. K. (2020). UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA COM O SOFTWARE FTOOL PARA APOIO AO ENSINO DA ESTÁTICA BASEADO NA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5553