A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA

Autores

Palavras-chave:

divulgação científica, teatro científico, formação de conceitos, atividades experimentais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações da peça A Fantástica Fábrica da Química, encenada pelo grupo de teatro científico QuiTrupe, na apropriação de conhecimentos científicos por alunos espectadores. Ao enredo da peça são articulados conceitos de química e experimentos atrativos que são brevemente explicados durante as cenas. Após uma das apresentações da peça, foi realizada uma atividade em grupo com uma turma do Ensino Médio durante uma aula de química. Nessa atividade os alunos deveriam responder questões de um Guia de Discussão, cujas perguntas que se referiam aos conteúdos da peça. As discussões dos grupos de alunos foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e, em conjunto com as respostas escritas para o Guia de Discussão, constituíram os dados desta pesquisa. Esses dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, adotando-se como referencial teórico a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky. Os resultados indicaram que, por meio das observações dos experimentos apresentados na peça, os alunos podem articular seus conhecimentos prévios e vivências (conceitos espontâneos) com conceitos químicos oriundos da educação escolar, favorecendo a construção de conceitos científicos.

Biografia do Autor

Lucas César da Silva, Universidade Federal de Itajubá

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Unfei

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

Instituto de Física e Química, Unifei

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Publicado

2021-12-24

Como Citar

Silva, L. C. da, & Oliveira, J. R. S. de. (2021). A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5705