A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA
Keywords:
divulgação científica, teatro científico, formação de conceitos, atividades experimentaisAbstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações da peça A Fantástica Fábrica da Química, encenada pelo grupo de teatro científico QuiTrupe, na apropriação de conhecimentos científicos por alunos espectadores. Ao enredo da peça são articulados conceitos de química e experimentos atrativos que são brevemente explicados durante as cenas. Após uma das apresentações da peça, foi realizada uma atividade em grupo com uma turma do Ensino Médio durante uma aula de química. Nessa atividade os alunos deveriam responder questões de um Guia de Discussão, cujas perguntas que se referiam aos conteúdos da peça. As discussões dos grupos de alunos foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e, em conjunto com as respostas escritas para o Guia de Discussão, constituíram os dados desta pesquisa. Esses dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, adotando-se como referencial teórico a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky. Os resultados indicaram que, por meio das observações dos experimentos apresentados na peça, os alunos podem articular seus conhecimentos prévios e vivências (conceitos espontâneos) com conceitos químicos oriundos da educação escolar, favorecendo a construção de conceitos científicos.Downloads
Published
2021-12-24
How to Cite
Silva, L. C. da, & Oliveira, J. R. S. de. (2021). A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Retrieved from https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5705
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Artigos
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