A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA
Palavras-chave:
divulgação científica, teatro científico, formação de conceitos, atividades experimentaisResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar contribuições e limitações da peça A Fantástica Fábrica da Química, encenada pelo grupo de teatro científico QuiTrupe, na apropriação de conhecimentos científicos por alunos espectadores. Ao enredo da peça são articulados conceitos de química e experimentos atrativos que são brevemente explicados durante as cenas. Após uma das apresentações da peça, foi realizada uma atividade em grupo com uma turma do Ensino Médio durante uma aula de química. Nessa atividade os alunos deveriam responder questões de um Guia de Discussão, cujas perguntas que se referiam aos conteúdos da peça. As discussões dos grupos de alunos foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e, em conjunto com as respostas escritas para o Guia de Discussão, constituíram os dados desta pesquisa. Esses dados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva, adotando-se como referencial teórico a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky. Os resultados indicaram que, por meio das observações dos experimentos apresentados na peça, os alunos podem articular seus conhecimentos prévios e vivências (conceitos espontâneos) com conceitos químicos oriundos da educação escolar, favorecendo a construção de conceitos científicos.Downloads
Publicado
2021-12-24
Como Citar
Silva, L. C. da, & Oliveira, J. R. S. de. (2021). A FANTÁSTICA FÁBRICA DA QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PEÇA DE TEATRO CIENTÍFICO PARA EDUCAÇÃO QUÍMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5705
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.