UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

Autores

Palavras-chave:

Minicurso, Três Momentos Pedagógicos, Professores.

Resumo

Este trabalho é de natureza qualitativa, que traz os resultados da aplicação de um minicurso titulado “Sequencia Didática Baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino da 1ª Lei da Termodinâmica” para os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ, cujo objetivo geral foi contribuir com a aprendizagem da Primeira Lei da Termodinâmica em nível fundamental e favorecer a inovação da prática docente por meio da abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O presente artigo traz os resultados da aplicação do minicurso com quatro enfoques. No primeiro, o objetivo foi analisar as concepções prévias sobre o conceito de termodinâmica. O segundo objetivo analisar as contribuições para a aprendizagem do conteúdo de termodinâmica depois da aplicação de uma sequência didática baseada nos 3MP. O terceiro tratou de analisar as sequências didáticas criadas pelos professores. E o último teve como objetivo analisar a relevância do minicurso para os professores. O referencial básico para o estudo foi os 3MP, a qual subsidiou a análise dos dados coletados, por meio de mapas conceituais, fichas para construção da sequência didática e de um questionário avaliativo. De forma geral, os resultados revelaram a potencialidade do método 3MP, sendo um recurso significativo para aprendizagem. Ademais, os professores cursistas apresentaram satisfação e entusiasmo pelo método, ficando motivado a usá-lo em suas aulas, dessa forma a favorecer a inovação da prática docente por meio da incorporação de metodologias ativas.

Biografia do Autor

Ronald dos Santos Merlim, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Docente do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado Cambuci. Mestre em Ensino de Física (MNPEF) - IFF Campus Centro - Campos dos Goytacazes

Cassiana Barreto Hygino Machado, Professora do Instituto Federal Fluminense campus Centro.

Docente do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra. Doutora em Ciências Naturais - UENF

Renata Lacerda Caldas, Professora do Instituto Federal Fluminense campus Centro.

Docente do Instituto Federal Fluminense Campus Centro - Campos dos Goytacazes (IFF)/ Doutora em Ciências Naturais - UENF

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Merlim, R. dos S., Saraiva, V. dos S. M., da Silva, F. R., Machado, C. B. H., & Caldas, R. L. (2022). UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5724