UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Palavras-chave:
Minicurso, Três Momentos Pedagógicos, Professores.Resumo
Este trabalho é de natureza qualitativa, que traz os resultados da aplicação de um minicurso titulado “Sequencia Didática Baseada nos Três Momentos Pedagógicos para o ensino da 1ª Lei da Termodinâmica” para os professores de ciências do ensino fundamental do município de Campos dos Goytacazes-RJ, cujo objetivo geral foi contribuir com a aprendizagem da Primeira Lei da Termodinâmica em nível fundamental e favorecer a inovação da prática docente por meio da abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O presente artigo traz os resultados da aplicação do minicurso com quatro enfoques. No primeiro, o objetivo foi analisar as concepções prévias sobre o conceito de termodinâmica. O segundo objetivo analisar as contribuições para a aprendizagem do conteúdo de termodinâmica depois da aplicação de uma sequência didática baseada nos 3MP. O terceiro tratou de analisar as sequências didáticas criadas pelos professores. E o último teve como objetivo analisar a relevância do minicurso para os professores. O referencial básico para o estudo foi os 3MP, a qual subsidiou a análise dos dados coletados, por meio de mapas conceituais, fichas para construção da sequência didática e de um questionário avaliativo. De forma geral, os resultados revelaram a potencialidade do método 3MP, sendo um recurso significativo para aprendizagem. Ademais, os professores cursistas apresentaram satisfação e entusiasmo pelo método, ficando motivado a usá-lo em suas aulas, dessa forma a favorecer a inovação da prática docente por meio da incorporação de metodologias ativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.