ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Palavras-chave:
Práticas Interdisciplinares, Formação docente, Ensino de CiênciasResumo
Em contrapartida ao ensino excessivamente disciplinar nos Cursos de formação de professores de Física, ações interdisciplinares são debatidas como uma estratégia necessária durante a graduação desse profissional. Com o presente artigo, temos como objetivo discutir os resultados e considerações sobre práticas interdisciplinares desenvolvidas no projeto de iniciação científica no Curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal da Bahia. Destacamos as propostas de atividades interdisciplinares, tipo, “Caça ao Tesouro” e “Cinema, Pipoca e Ciências”, mostrando as potencialidades de uma abordagem integradora durante a formação docente. As duas iniciativas foram construídas a partir de um trabalho colaborativo entre estudantes da Licenciatura em Física, Matemática e Geografia, com a orientação de professores formadores do Laboratório de Inovações e Práticas Interdisciplinares (LIPI). As intervenções revelaram potencialidades importantes da interdisciplinaridade na formação do docente, mostrando que as universidades precisam investir cada vez mais em práticas que integrem as disciplinas. Além disso, foi possível destacar as dificuldades em se realizar projetos que necessitam de uma participação efetiva de professores de diferentes áreas do conhecimento.Downloads
Publicado
2023-05-19
Como Citar
Costa, C. de S., Penido, M. C. M., & Hohenfeld, D. P. (2023). ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5730
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.