ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Práticas Interdisciplinares, Formação docente, Ensino de Ciências

Resumo

Em contrapartida ao ensino excessivamente disciplinar nos Cursos de formação de professores de Física, ações interdisciplinares são debatidas como uma estratégia necessária durante a graduação desse profissional. Com o presente artigo, temos como objetivo discutir os resultados e considerações sobre práticas interdisciplinares desenvolvidas no projeto de iniciação científica no Curso de Licenciatura em Física no Instituto Federal da Bahia. Destacamos as propostas de atividades interdisciplinares, tipo, “Caça ao Tesouro” e “Cinema, Pipoca e Ciências”, mostrando as potencialidades de uma abordagem integradora durante a formação docente. As duas iniciativas foram construídas a partir de um trabalho colaborativo entre estudantes da Licenciatura em Física, Matemática e Geografia, com a orientação de professores formadores do Laboratório de Inovações e Práticas Interdisciplinares (LIPI). As intervenções revelaram potencialidades importantes da interdisciplinaridade na formação do docente, mostrando que as universidades precisam investir cada vez mais em práticas que integrem as disciplinas. Além disso, foi possível destacar as dificuldades em se realizar projetos que necessitam de uma participação efetiva de professores de diferentes áreas do conhecimento.

Biografia do Autor

Cinde de Sousa Costa, Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação-UFBA/Ensino de Física

Maria Cristina Martins Penido, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Física-UFBA/Ensino de Física

Dielson Pereira Hohenfeld, Instituto Federal da Bahia

Departamento de Física-IFBA/Ensino de Física

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Costa, C. de S., Penido, M. C. M., & Hohenfeld, D. P. (2023). ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5730