ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Finanças Pessoais. Educação Financeira. Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a situação da educação financeira dos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de survey. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes estão cursando o ensino médio, são maiores de 25 anos, e sendo a sua maioria do sexo feminino. A maioria dos estudantes são de baixa renda e, além de terem de custear seus gastos pessoais, ainda ajudam no sustento da família. Apesar de haver um diálogo sobre questões financeiras com a família, a maioria toma decisões sozinhos, mesmo reconhecendo seu conhecimento financeiro insuficiente para tal. Isso justifica outro achado importante da pesquisa, que consiste em não possuírem controle financeiro, gastando praticamente tudo o que ganha e não tendo hábito de guardar parte dos seus ganhos para despesas futuras. Por fim, identificou-se a baixa contribuição da escola no processo de educação financeira nesta modalidade de ensino, o que emerge necessidade de revisão das políticas públicas e pedagógicas que permitam inserir o contexto de educação financeira.

Biografia do Autor

Maurício Leite, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Ciências Contábeis e Administração

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Tarcísio Pedro da Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutroe em Ciências Contábeis e Administração

Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB

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Publicado

2021-11-15

Como Citar

Leite, M., & da Silva, T. P. (2021). ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5731