ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Finanças Pessoais. Educação Financeira. Ensino de Jovens e Adultos (EJA).Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a situação da educação financeira dos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio de survey. Os resultados indicaram que a maioria dos estudantes estão cursando o ensino médio, são maiores de 25 anos, e sendo a sua maioria do sexo feminino. A maioria dos estudantes são de baixa renda e, além de terem de custear seus gastos pessoais, ainda ajudam no sustento da família. Apesar de haver um diálogo sobre questões financeiras com a família, a maioria toma decisões sozinhos, mesmo reconhecendo seu conhecimento financeiro insuficiente para tal. Isso justifica outro achado importante da pesquisa, que consiste em não possuírem controle financeiro, gastando praticamente tudo o que ganha e não tendo hábito de guardar parte dos seus ganhos para despesas futuras. Por fim, identificou-se a baixa contribuição da escola no processo de educação financeira nesta modalidade de ensino, o que emerge necessidade de revisão das políticas públicas e pedagógicas que permitam inserir o contexto de educação financeira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.