FOTOGRAFIA, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PROBLEMATIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM UMA PRAÇA PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Educação ambiental, Espaço não formal, Ciência e Sociedade

Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar o uso da fotografia como instrumento de percepção e problematização ambiental com atividades realizadas em uma praça pública e em uma sala de aula. Procurou-se, também, investigar a concepção de meio ambiente dos estudantes participantes da pesquisa. A pesquisa foi realizada em três etapas: i) aplicação de questionário (em sala de aula); ii) realização de fotografias pelos estudantes, na praça pública; iii) Entrevistas e análise, em sala de aula. Os dados encontrados apontam que os estudantes possuem diferentes percepções acerca do meio ambiente, com destaque para as condições estéticas dos elementos da praça e sua infraestrutura. Possuem concepções de meio ambiente ora restritos aos elementos naturais e ora fazendo relações com as questões socioambientais e o conteúdo escolar. Concluímos ao longo do estudo, que a fotografia é um instrumento eficaz para avaliar a percepção ambiental e contribui como recurso em atividades de sensibilização e reflexão socioambiental.

Biografia do Autor

Gabriella Bragança Guarnier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Botânica pelo Programa de Pós Graduação em Botânica do Museu Nacional-UFRJ.

Benjamin Carvalho Teixeira Pinto, Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências Biológicas. Professor lotado no Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino  (DTPE), Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor Pesquisador no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Ivo Abraão Araújo Da Silva, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Biologia Vegetal. Professor do Departamento de Botânica, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da UFRRJ. Atuação na área de ecologia vegetal e ensino de Botânica.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Guarnier, G. B., Pinto, B. C. T., & Da Silva, I. A. A. (2022). FOTOGRAFIA, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PROBLEMATIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM UMA PRAÇA PÚBLICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6214