FOTOGRAFIA, PERCEPÇÃO AMBIENTAL E PROBLEMATIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM UMA PRAÇA PÚBLICA
Palavras-chave:
Ensino, Educação ambiental, Espaço não formal, Ciência e SociedadeResumo
O objetivo desse estudo foi analisar o uso da fotografia como instrumento de percepção e problematização ambiental com atividades realizadas em uma praça pública e em uma sala de aula. Procurou-se, também, investigar a concepção de meio ambiente dos estudantes participantes da pesquisa. A pesquisa foi realizada em três etapas: i) aplicação de questionário (em sala de aula); ii) realização de fotografias pelos estudantes, na praça pública; iii) Entrevistas e análise, em sala de aula. Os dados encontrados apontam que os estudantes possuem diferentes percepções acerca do meio ambiente, com destaque para as condições estéticas dos elementos da praça e sua infraestrutura. Possuem concepções de meio ambiente ora restritos aos elementos naturais e ora fazendo relações com as questões socioambientais e o conteúdo escolar. Concluímos ao longo do estudo, que a fotografia é um instrumento eficaz para avaliar a percepção ambiental e contribui como recurso em atividades de sensibilização e reflexão socioambiental.
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