JOGO DO ESPIÃO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SISTEMA NUMÉRICO BINÁRIO E MATRIZES
Palavras-chave:
Ensino da Matemática, Jogo, Aprendizagem Significativa.Resumo
Considerando a necessidade de contribuir com o ensino da matemática na educação para uma formação integral, este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de um jogo como estratégia didática para o ensino de sistema numérico binário e matrizes para estudantes de nível médio técnico. Trata-se de uma sequência didática, que visa estimular o raciocínio lógico e crítico dos alunos, enfatizando a relação simbiótica entre teoria e prática, de forma dinâmica e lúdica. A metodologia aplicada nesse estudo é de abordagem qualitativa do tipo descritiva. Assim, foram adotados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica exploratória e a pesquisa de campo, utilizando como instrumentos para coletas de dados questionários semiestruturados e fichas de observação. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Maranhão, com uma amostra de 28 alunos de um curso técnico e a avaliação dos resultados foi realizada usando algumas técnicas de análise de conteúdo. Desse modo, observou-se que a aplicação do Jogo do Espião colaborou para a interação e socialização dos conhecimentos construídos pelos estudantes, favorecendo a aprendizagem significativa dos conteúdos propostos. Além disso, possibilitou um novo olhar sobre a contribuição da matemática para o desenvolvimento de novas ideias e o avanço da ciência. Isso nos permitiu inferir que o jogo possibilitou aos educandos perceber o potencial de suas capacidades cognitivas, elevando o nível de confiança em si mesmos, como seres capazes de cooperar uns com outros e com o desenvolvimento de ações que podem transformar o meio em que vivem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.