MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CARACTERIZAÇÃO EM DOIS AMBIENTES EDUCACIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Ensino Fundamental, Análise de Conteúdo.

Resumo

Neste artigo trazemos resultados de pesquisa desenvolvida com professoras e alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de configurar uma atividade de modelagem matemática em dois ambientes educacionais distintos. Entendemos a Modelagem Matemática na Educação Matemática como uma alternativa pedagógica em que é possível traduzir, em termos matemáticos, situações extra matemáticas. O ambiente educacional é caracterizado pelos elementos materiais e afetivos que envolvem os alunos e que influenciam em sua aprendizagem. Os dados que subsidiam nossas análises são oriundos de registros escritos e falas transcritas de gravações em áudio e vídeo de uma atividade de modelagem com a temática Suco de laranja desenvolvida com alunos de duas turmas dos anos iniciais de escolas municipais do norte do Paraná, orientados por suas professoras. Por meio da Análise de Conteúdo, emergiram categorias relativas à configuração da atividade de modelagem nos ambientes educacionais investigados. O que inferimos foi que, mesmo apresentando diferenças em suas estruturas, os ambientes educacionais proporcionaram configurar ações para a atividade de modelagem: para iniciar, problematizar, matematizar e sistematizar. Essa configuração, de certo modo, está alinhada à formação das professoras que orientaram os encaminhamentos da atividade de modelagem.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Como Citar

Pessoa da Silva, K. A., Pierobon Gomes, J. C., & Marin Pires, M. N. (2022). MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: CARACTERIZAÇÃO EM DOIS AMBIENTES EDUCACIONAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6244