POR UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Formação de professores, Pesquisa qualitativa, Metodologia de pesquisa, Leitura Plausível

Resumo

O objetivo deste texto é discutir um método de pesquisa em Educação Matemática fundamentado no Modelo dos Campos Semânticos (MCS). O estudo foi desenvolvido a partir da análise de três teses de doutorado que utilizaram o MCS como referencial teórico e metodológico. A análise buscou evidenciar o modo pelo qual o modelo teórico foi mobilizado em cada um dos trabalhos destacando legitimidades que sustentam a sistematização que propomos. Utilizamos também as conclusões apresentadas por outro estudo que buscou indicar um modo de ler interações em sala de aula fundamentado nas noções do MCS. Ao articular esses quatro trabalhos compreendemos que o exercício de leitura plausível envolve os seguintes elementos: (i) constituição de um autor; (ii) constituição de objetos; (iii) constituição de um núcleo; (iv) realização de uma enunciação; (v) constituição de uma direção de interlocução e (vi) antecipação de legitimidades. Tais elementos estão em acordo com o referencial teórico que sustenta esta investigação e são abordados, em detalhes em nossas conclusões.

Biografia do Autor

João Pedro Antunes de Paulo, Instituto Federal Catarinense, câmpus Rio do Sul

Doutor em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro, com mestrado também em Educação Matemática pela mesma instituição. Atualmente é professor substituto no Instituto Federal Catarinense, câmpus Rio do Sul. Na pesquisa, se interessa pela Formação de professores e Filosofia da Educação Matemática. Faz parte da rede de pesquisa Sigma-t.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Paulo, J. P. A. de. (2022). POR UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6248