POR UM MÉTODO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS
Palavras-chave:
Educação Matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Formação de professores, Pesquisa qualitativa, Metodologia de pesquisa, Leitura PlausívelResumo
O objetivo deste texto é discutir um método de pesquisa em Educação Matemática fundamentado no Modelo dos Campos Semânticos (MCS). O estudo foi desenvolvido a partir da análise de três teses de doutorado que utilizaram o MCS como referencial teórico e metodológico. A análise buscou evidenciar o modo pelo qual o modelo teórico foi mobilizado em cada um dos trabalhos destacando legitimidades que sustentam a sistematização que propomos. Utilizamos também as conclusões apresentadas por outro estudo que buscou indicar um modo de ler interações em sala de aula fundamentado nas noções do MCS. Ao articular esses quatro trabalhos compreendemos que o exercício de leitura plausível envolve os seguintes elementos: (i) constituição de um autor; (ii) constituição de objetos; (iii) constituição de um núcleo; (iv) realização de uma enunciação; (v) constituição de uma direção de interlocução e (vi) antecipação de legitimidades. Tais elementos estão em acordo com o referencial teórico que sustenta esta investigação e são abordados, em detalhes em nossas conclusões.
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