MODELANDO O TAMANHO DE UMA CANOA, EM DIÁLOGOS COM SABERES TRADICIONAIS

Autores

Palavras-chave:

Etnomatemática, Interculturalidade, Modelagem.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste na realização de uma atividade educacional de aprendizagem de matemática, com vista a modelagem de uma canoa a partir da medida do tronco de uma árvore, em paralelo entre os conhecimentos tradicionais e os matemáticos. O procedimento de pesquisa foi participante com abordagem qualitativa e realizado com vinte agentes agroflorestais indígenas numa escola localizada na região sudoeste da Amazônia brasileira. O estudo foi conduzido a partir da proposição de uma situação-problema de aprendizagem, considerando as experiências de mundo na vida dos agentes, no qual procuramos ouvir, observar e dialogar com eles. A investigação mostra que o percurso de construção de atividades de aprendizagem é possível mediante a criação de um ambiente social e de produção de conhecimentos que possam envolvê-los na produção das atividades, sobretudo mediadas pelos diálogos entre os seus saberes e o saber escolar. Dessa forma, as conexões entre uma ideia matemática proposta e os conhecimentos tradicionais do aprendiz foi compartilhável, produzido e aberto ao questionamento por todos os envolvidos, demonstrando a possibilidade de ensinar matemática a partir dos saberes manifestos no cotidiano que são utilizados para as coisas da vida, como a produção de uma canoa. Visto que os agentes envolvidos apresentaram os procedimentos de produção da canoa na sua linguagem, posteriormente construímos conjuntamente as fases em linguagem matemática.

Biografia do Autor

Morane Almeida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFAC), Brasil. Doutorando na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (Reamec).

José Vicente de Souza Aguiar, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia - UEA e do doutorado Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática- Reamec, doutor em Educação.

Itamar Miranda da Silva, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Professor adjunto III da Universidade Federal do Acre

Downloads

Publicado

2022-03-27

Como Citar

Oliveira, M. A. de, Aguiar, J. V. de S., & Silva, I. M. da. (2022). MODELANDO O TAMANHO DE UMA CANOA, EM DIÁLOGOS COM SABERES TRADICIONAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6258