MODELANDO O TAMANHO DE UMA CANOA, EM DIÁLOGOS COM SABERES TRADICIONAIS
Palavras-chave:
Etnomatemática, Interculturalidade, Modelagem.Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste na realização de uma atividade educacional de aprendizagem de matemática, com vista a modelagem de uma canoa a partir da medida do tronco de uma árvore, em paralelo entre os conhecimentos tradicionais e os matemáticos. O procedimento de pesquisa foi participante com abordagem qualitativa e realizado com vinte agentes agroflorestais indígenas numa escola localizada na região sudoeste da Amazônia brasileira. O estudo foi conduzido a partir da proposição de uma situação-problema de aprendizagem, considerando as experiências de mundo na vida dos agentes, no qual procuramos ouvir, observar e dialogar com eles. A investigação mostra que o percurso de construção de atividades de aprendizagem é possível mediante a criação de um ambiente social e de produção de conhecimentos que possam envolvê-los na produção das atividades, sobretudo mediadas pelos diálogos entre os seus saberes e o saber escolar. Dessa forma, as conexões entre uma ideia matemática proposta e os conhecimentos tradicionais do aprendiz foi compartilhável, produzido e aberto ao questionamento por todos os envolvidos, demonstrando a possibilidade de ensinar matemática a partir dos saberes manifestos no cotidiano que são utilizados para as coisas da vida, como a produção de uma canoa. Visto que os agentes envolvidos apresentaram os procedimentos de produção da canoa na sua linguagem, posteriormente construímos conjuntamente as fases em linguagem matemática.Downloads
Publicado
2022-03-27
Como Citar
Oliveira, M. A. de, Aguiar, J. V. de S., & Silva, I. M. da. (2022). MODELANDO O TAMANHO DE UMA CANOA, EM DIÁLOGOS COM SABERES TRADICIONAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6258
Edição
Seção
Artigos
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