ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
Palavras-chave:
Divulgação Científica, Revista, Ciência, EvoluçãoResumo
A popularização da ciência promove a comunicação da informação científica e tecnológica à sociedade em geral. Tendo em vista que o ensino da evolução biológica é importante na vida escolar, foi feita uma análise do potencial didático dos textos de divulgação científica sobre evolução biológica da revista Ciência Hoje como material complementar para professores. Foi realizada uma busca usando a palavra-chave “evolução”, sendo encontrados 505 resultados, destes, 60 eram publicações na forma de artigo, e, 12 artigos enquadraram-se na categoria de evolução biológica, e tinham acesso gratuito. Foi feita uma análise quali-quantitativa dos artigos avaliando a estrutura, linguagem, abordagem e contexto. Os artigos apresentaram de 4 a 7 páginas, possibilitando a leitura em sala de aula, todos artigos tinham imagens, linguagem adequada ao público com explicações de termos científicos e abordaram de alguma forma atividades científicas. Diferentes subtemas sobre a evolução em humanos e outras espécies foram abordados, além do conflito entre evolução e religião. Assim, os artigos de divulgação científica disponíveis na revista podem ser usados por professores como recursos didáticos para o ensino sobre evolução biológica, abordando questões que não estão presentes nos livros didáticos e estimulando os alunos a desenvolverem uma visão crítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.