ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Revista, Ciência, Evolução

Resumo

A popularização da ciência promove a comunicação da informação científica e tecnológica à sociedade em geral. Tendo em vista que o ensino da evolução biológica é importante na vida escolar, foi feita uma análise do potencial didático dos textos de divulgação científica sobre evolução biológica da revista Ciência Hoje como material complementar para professores. Foi realizada uma busca usando a palavra-chave “evolução”, sendo encontrados 505 resultados, destes, 60 eram publicações na forma de artigo, e, 12 artigos enquadraram-se na categoria de evolução biológica, e tinham acesso gratuito. Foi feita uma análise quali-quantitativa dos artigos avaliando a estrutura, linguagem, abordagem e contexto. Os artigos apresentaram de 4 a 7 páginas, possibilitando a leitura em sala de aula, todos artigos tinham imagens, linguagem adequada ao público com explicações de termos científicos e abordaram de alguma forma  atividades científicas. Diferentes subtemas sobre a evolução em humanos e outras espécies foram abordados, além do conflito entre evolução e religião. Assim, os artigos de divulgação científica disponíveis na revista podem ser usados por professores como recursos didáticos para o ensino sobre evolução biológica, abordando questões que não estão presentes nos livros didáticos e estimulando os alunos a desenvolverem uma visão crítica.

Biografia do Autor

Thuany da Silva Nogueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ/Campus Macaé - Brasil (2020). Fez Iniciação Científica no Laboratório integrado de Morfologia LIM/UFRJ-Macaé e no Laboratório Integrado de Biociências Translacionais - LIBT/UFRJ Macaé (2015-2019). Participou do projeto de extensão Corpo Humano em ação: Praticar para melhor compreender o seu funcionamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé (2017-2019). Possui experiência na área de neurofisiologia, com ênfase na análise do estresse oxidativo no sistema nervoso central da ascídia Styela plicata. Foi bolsista PIBIC/UFRJ (2018-2020). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências na UFRJ/Macaé, na área de neurofisiologia, junto ao Laboratório Integrado de Biociências Translacionais no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro - LIBT/NUPEM - UFRJ, com ênfase no estudo do papel das espécies reativas de oxigênio durante a neurorregeneração do sistema nervoso central da ascídia Styela plicata.

Caroline Reis Santiago Paschoal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé e Técnica em Química pelo Centro Educacional Conceição Ferreira Nunes (CECON-Juiz de Fora). Atuou no projeto de extensão "Aplicações de ferramentas de modelagem molecular no ensino-aprendizagem de ciências" e desenvolveu atividades de iniciação científica no LAMCIFAR - NUPEM, UFRJ, sob a orientação da Profa. Paula A. Abreu atuando em projetos de modelagem molecular visando o desenvolvimento de novos fármacos com potencial atividade antifúngica e antiparasitária. Atualmente, mestranda em Ciências pelo PPG-ProdBio (UFRJ-Macaé) com o projeto intitulado "Busca por produtos naturais com atividade antifúngica e potencial mecanismo de ação na Esqualeno Sintase de fungos oportunistas".

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, nas disciplinas de Metodologia científica, Docência no ensino superior Micologia clínica e Modelagem molecular. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela UFF (2006). Atualmente é membro do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ e tem projetos na área de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino, divulgação científica em saúde nas redes sociais, educação inclusiva e Modelagem Molecular no planejamento de novos fármacos. Atua no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da UFRJ.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

Nogueira, T. da S., Paschoal, C. R. S., & Abreu, P. A. (2023). ARTIGOS DA REVISTA CIÊNCIA HOJE COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA ENSINO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6828