UM CONVITE À MODELAGEM COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Modelagem Matemática, Equações Diferenciais, Educação Matemática Crítica, Perfil crítico

Resumo

Apresentamos aqui um produto educacional concebido durante uma pesquisa realizada em meados de 2020. Como alternativa ao ensino tradicional da disciplina Equações Diferenciais, adotamos a Modelagem Matemática. A Modelagem pode auxiliar na compreensão de problemas/fenômenos reais. Também, é preciso incluir uma discussão crítica em todo o processo de obtenção do modelo, para que a atividade de Modelagem não seja apenas uma maneira diferente de se reproduzir o ensino tradicional. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver diversas competências, como ter habilidades de aplicar o que aprendem e ter uma atitude crítica quanto ao modelo produzido e suas implicações na sociedade. Certamente, tais competências são importantes para futuros profissionais. As críticas dos alunos se expressam por meio de um perfil, em que alguns estão indo na direção da ideologia da certeza, enquanto outros vão no caminho oposto. O produto foi testado e obteve resultados positivos nas turmas de engenharias em que foi utilizado.

Biografia do Autor

Aldo Peres Campos Lopes, UNIFEI

Prof. Adjunto da Unifei, departamento de Matemática.

 

  

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Publicado

2024-11-25

Como Citar

Lopes, A. P. C. (2024). UM CONVITE À MODELAGEM COM EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7264