MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Ciências, Ensino e Aprendizagem com Modelação, Formação e Prática Docente.

Resumo

A modelagem, na educação chamada modelação, segundo Biembengut (2016), vem sendo apresentada como uma possibilidade de ensino participativo. Este artigo apresenta e discute o estado da arte da modelagem no ensino de Ciências e na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza (CN), a partir de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O nosso objetivo foi conhecer práticas de modelação desenvolvidas no ensino e na formação de professores na área de CN. A busca ocorreu por meio dos termos modelagem, ensino e Ciências, no título, resumo e palavras-chave, sem delimitação de tempo. Das 738 ocorrências foram selecionadas 13 pesquisas por tratarem do tema modelagem no ensino de Ciências. As pesquisas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2016). As 231 unidades de significado foram organizadas em categorias emergentes: Modelagem: investigação, argumentação, conhecimentos e ausências; Modelos nas Ciências; e Professores e Modelagem: formação e aprendizados. A análise das pesquisas evidenciou o potencial das atividades de modelagem para o desenvolvimento de alunos protagonistas da construção de seus conhecimentos, do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem e do ensino de Ciências com sentido, e indicou que atividades de modelagem são pouco desenvolvidas no ensino, seja pela formação do professor, pelas resistências de alunos e professores, ou, ainda, pelo tempo exigido no desenvolvimento. Essa situação impulsiona-nos para disseminar conhecimentos acerca dos modelos e da modelagem em contexto escolar como qualificadores do ensino de Ciências.


Biografia do Autor

Angelita Lopes Dahmer, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui especialização em Ciências Ambientais, com ênfase em Saúde e Meio Ambiente pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2005), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003). Atua como professora de biologia no ensino médio da Escola de Educação Básica José Adolfo Meister em Caibaté/RS e da Escola de Ensino Médio Santo Estanislau, em Mato Queimado/RS. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS (2021-2022).

Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências, professora do curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza/PR e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo/RS/Brasil.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Lopes Dahmer, A., & Wirzbicki, S. M. (2025). MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7140