MODELAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR PARA AS PESQUISAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Ciências, Ensino e Aprendizagem com Modelação, Formação e Prática Docente.Resumo
A modelagem, na educação chamada modelação, segundo Biembengut (2016), vem sendo apresentada como uma possibilidade de ensino participativo. Este artigo apresenta e discute o estado da arte da modelagem no ensino de Ciências e na formação inicial e continuada de professores da área de Ciências da Natureza (CN), a partir de teses e dissertações publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O nosso objetivo foi conhecer práticas de modelação desenvolvidas no ensino e na formação de professores na área de CN. A busca ocorreu por meio dos termos modelagem, ensino e Ciências, no título, resumo e palavras-chave, sem delimitação de tempo. Das 738 ocorrências foram selecionadas 13 pesquisas por tratarem do tema modelagem no ensino de Ciências. As pesquisas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva, conforme Moraes e Galiazzi (2016). As 231 unidades de significado foram organizadas em categorias emergentes: Modelagem: investigação, argumentação, conhecimentos e ausências; Modelos nas Ciências; e Professores e Modelagem: formação e aprendizados. A análise das pesquisas evidenciou o potencial das atividades de modelagem para o desenvolvimento de alunos protagonistas da construção de seus conhecimentos, do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem e do ensino de Ciências com sentido, e indicou que atividades de modelagem são pouco desenvolvidas no ensino, seja pela formação do professor, pelas resistências de alunos e professores, ou, ainda, pelo tempo exigido no desenvolvimento. Essa situação impulsiona-nos para disseminar conhecimentos acerca dos modelos e da modelagem em contexto escolar como qualificadores do ensino de Ciências.
Referências
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Sobre a BDTD. Brasília-DF, 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 6 maio 2021.
BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem na educação matemática e na ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BONOTTO, Danusa de Lara; SCHELLER, Morgana. O agir modelagem: a construção de uma noção teórica. Revista Insignare Scientia – RIS, Chapecó, v. 1, n. 2, p. 1-23, maio/ago. 2018.
BONOTTO, Danusa de Lara; SCHELLER, Morgana. Avaliações do Agir Modelagem na Formação Continuada do Professor de Matemática da Educação Básica. Interfaces da Educ., Paranaíba, v. 9, n. 25, p. 350-377, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 2 maio 2021.
DRIVER, R. et al. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 9, p. 31-40, 1999.
DUSO, Leandro. O uso de modelos no ensino de biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 16., 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: FE; Unicamp, 2012. p. 428-437.
DUSO, Leandro et al. Modelização: uma possibilidade didática no ensino de Biologia. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 29-44, maio/ago. 2013.
JUSTI, Rosária. Proposição de um modelo para análise do desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre Modelos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., 2003. Bauru. Atas [...]. Porto Alegre: Abrapec, 2004. p. 1-12.
JUSTI, Rosária. Relações entre argumentação e modelagem no contexto da ciência e do ensino de ciências. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 31-48, nov. 2015.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
QUINTO, Thalita; FERRACIOLI, Laércio. Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006. Revista Didática Sistêmica, v. 8, p. 80-100, jul./dez. 2008.
PAZ, Alfredo Müllen et al. Modelos e modelizações no ensino: um estudo da cadeia alimentar. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 157-170, jul./dez. 2006.
SILVA, Fernando Siqueira da; CATELLI, Francisco. Os modelos na ciência: traços da evolução histórico-epistemológica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. 1-9, 2019.
SOARES, Magda Becker; MACIEL, Francisca (org.). Alfabetização. Brasília: MEC; Inep; Comped, 2000. 173 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484330/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o/f9ddff4f-1708-41fa-82e5-4f2aa7c6c581?version=1.3. Acesso em: 11 maio 2021.
SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; MOUTINHO, Pedro Estevão da Conceição. Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática: reflexões no ensino de física. Revista de Educação, Ciências e Matemática – RECM, v. 7, n. 2, p. 123-140, maio/ago. 2017.
Corpus – Conjunto de trabalhos analisados na pesquisa
ALVES, Delzimar Prates. Formação continuada para professores de ciências nas séries iniciais: uso de modelos e modelagem para introdução de conceitos químicos. 2012. 225 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/15033. Acesso em: 1º maio 2021. D3
ANDRADE, Jéssika Silva. A abordagem de modelos atômicos para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental pelo uso de modelos e modelagem numa perspectiva histórica. 2015. 158 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/19007. Acesso em: 1º maio 2021. D5
ANJOS, Mary Mendes Oliveira dos. Contribuições das práticas de modelagem e argumentação para a compreensão do processo de dissolução: um estudo de caso com os estudantes do Ensino Fundamental. 2015. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7EF97. Acesso em: 1º maio 2021. D6
AQUINO, Silvania Pereira de. O ensino de genética utilizando modelos didáticos: uma proposta metodológica na formação inicial de professores. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2018. Disponível em: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/112. Acesso em: 1º maio 2021. D8
DIAS, Paula da Veiga Pessôa. Um estudo dos saberes acerca dos modelos e da modelagem no ensino de ciências: possíveis contribuições de um processo formativo. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2014. Disponível em: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7477. Acesso em: 1º maio 2021. D4
FERREIRA, Poliana Flávia Maia. Modelagem e suas contribuições para o ensino de ciências: uma análise no estudo de equilíbrio químico. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85UP2D. Acesso em: 1º maio 2021. D1
MAIA, Poliana Flávia. Habilidades investigativas no ensino fundamentado em modelagem. 2009. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87CP36. Acesso em: 1º maio 2021. T1
MARTINS, Mariana Rodrigues. Elaboração e aplicação de uma ferramenta para análise do diálogo em sala de aula: um estudo em atividades de ensino fundamentado em modelagem nos contextos cotidiano, científico e sociocientífico. 2020. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/33121. Acesso em: 1º maio 2021. T3
SANTOS, Monique Aline Ribeiro dos. Compreendendo visões de estudantes sobre ciências e suas relações com o ensino fundamentado em modelagem em contextos cotidiano, científico e sociocientífico. 2019. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BBLJX2. Acesso em: 1º maio 2021. D10
SOUZA, Paulo Vitor Teodoro de. Modelos de simulação qualitativos como estratégia para o ensino de Ciências. 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39289. Acesso em: 1º maio 2021. T2
TROES, Fernanda. Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas. 2019. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/11338/5555. Acesso em: 1º maio 2021. D9
VIANA, Ana Paula Pinto. Estratégias de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados ao tema equilíbrio químico utilizando modelagem e modelos. 2010. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8596. Acesso em: 1º maio 2021. D2
YOSHIDA, Maurício Nagata. Explicação e argumentação em atividades de modelagem para o Ensino Fundamental. 2018. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-30042019-155937/pt-br.php. Acesso em: 1º maio 2021. D7
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação, Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.