O USO DOS CONTOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Geilsa Costa Santos Baptista Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana; Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UEFS-UFBA).
  • Jairo Robles-Piñeros Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC-UFBA e UEFS), Bahia, Brasil e Doutorado Interinstitucional em Educação (UDFJC). Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS), Grupo GECOS UPTC.
  • Mariana Fernandes dos Santos Professora da área de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA. Pesquisadora IFBA(GEICES) IFSP (Descrição do Português do Brasil) e UNEB (GELAT). Doutoranda em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UEFS-UFBA)

Palavras-chave:

Contos. Ensino da Biologia. Diálogo Intercultural. Prática Pedagógica.

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar possibilidades de diálogo intercultural e letramento científico no ensino de biologia para comunidades tradicionais a partir da leitura e interpretação de contos envolvendo temáticas da natureza durante a realização de um minicurso para professores. Para a escrita deste trabalho, foram utilizadas as anotações dos participantes referentes às suas leituras de apenas um destes contos, com posterior análise do seu conteúdo. Os resultados indicam variadas possiblidades de conteúdos para trabalhar o ensino intercultural e letramento científico de biologia: Linguagens; Luz solar; formação geológica da Terra; Estações do ano; Ecologia da Caatinga; Controle biológico e conservação; solo e ciclo da água e antropomorfização. Concluímos que os contos podem servir como subsídio didático alternativo para que os professores ensinem conteúdos científicos tendo por base o diálogo e contextualização sociocultural de saberes, o que poderá contribuir para a valorização da diversidade cultural e ampliação das concepções prévias dos estudantes com ideias científica

Biografia do Autor

Geilsa Costa Santos Baptista, Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana; Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UEFS-UFBA).

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995), Especialização em Saude Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2012). Participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE). É professora Titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Coordena o Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS) Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia). Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimento tradicional, etnobiologia, educação científica e diversidade cultural, ensino e formação de professores de biologia.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Baptista, G. C. S., Robles-Piñeros, J., & Santos, M. F. dos. (2020). O USO DOS CONTOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/5004