O USO DOS CONTOS PARA O DIÁLOGO INTERCULTURAL E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Contos. Ensino da Biologia. Diálogo Intercultural. Prática Pedagógica.Resumo
O propósito deste trabalho é apresentar resultados de um estudo cujo objetivo foi explorar possibilidades de diálogo intercultural e letramento científico no ensino de biologia para comunidades tradicionais a partir da leitura e interpretação de contos envolvendo temáticas da natureza durante a realização de um minicurso para professores. Para a escrita deste trabalho, foram utilizadas as anotações dos participantes referentes às suas leituras de apenas um destes contos, com posterior análise do seu conteúdo. Os resultados indicam variadas possiblidades de conteúdos para trabalhar o ensino intercultural e letramento científico de biologia: Linguagens; Luz solar; formação geológica da Terra; Estações do ano; Ecologia da Caatinga; Controle biológico e conservação; solo e ciclo da água e antropomorfização. Concluímos que os contos podem servir como subsídio didático alternativo para que os professores ensinem conteúdos científicos tendo por base o diálogo e contextualização sociocultural de saberes, o que poderá contribuir para a valorização da diversidade cultural e ampliação das concepções prévias dos estudantes com ideias científica
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.