O ENSINO DE CONTAGEM E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE NARRATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE RPG

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Jogos de RPG, Contação de Estórias, Contagem, Probabilidade

Resumo

Dadas as dificuldades que permeiam o processo de ensino de aprendizagem dos tópicos de contagem e probabilidade na Educação Básica, apresentamos aqui uma prática educativa desenvolvida com esta temática. O objetivo deste trabalho é atrelar o ensino de contagem e probabilidade, bem como o uso de estratégias lógico-matemáticas interligados a este assunto com as habilidades necessárias para uma partida de RPG – Role Playing Game – que são, essencialmente, a tomada de decisões e a estratégia para resolução de problemas. Além disso, também buscamos incentivar o engajamento com o outro, enquanto competência socioemocional, e a melhora das relações interpessoais. A metodologia adotada para esta prática educativa foi o estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática, em uma escola pública na cidade de Sobral – CE. Os resultados deste trabalho nos mostrou como o professor pode reestruturar suas aulas, facilitando a aprendizagem e a contextualização de situações problema, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades interacionais dos estudantes, pois o mecanismo do jogo de RPG envolve interpretação de personagens, elaboração de estratégias e tomada de decisões rápidas.

Biografia do Autor

Renata Teófilo de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Fortaleza

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Fortaleza. Especialista em Ensino de Matemática (UVA), Qualificação em Ensino de Matemática no Estado do Ceará (UFC). Pós-graduada em Didática e Metodologias Ativas na aprendizagem e MBA em Gestão Escolar (UniAmérica). Professora da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará.

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Fortaleza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista de produtividade do CNPQ – PQ2. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal do Ceará. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação profissional tecnológica. Professor titular do IFCE – departamento de Matemática e Física. Coordenador acadêmico do Doutorado em rede RENOEN, polo IFCE. Líder do Grupo de Pesquisa CNPQ Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Sousa, R. T. de, & Alves, F. R. V. (2022). O ENSINO DE CONTAGEM E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE NARRATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE RPG. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6395