O ENSINO DE CONTAGEM E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE NARRATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE RPG
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Jogos de RPG, Contação de Estórias, Contagem, ProbabilidadeResumo
Dadas as dificuldades que permeiam o processo de ensino de aprendizagem dos tópicos de contagem e probabilidade na Educação Básica, apresentamos aqui uma prática educativa desenvolvida com esta temática. O objetivo deste trabalho é atrelar o ensino de contagem e probabilidade, bem como o uso de estratégias lógico-matemáticas interligados a este assunto com as habilidades necessárias para uma partida de RPG – Role Playing Game – que são, essencialmente, a tomada de decisões e a estratégia para resolução de problemas. Além disso, também buscamos incentivar o engajamento com o outro, enquanto competência socioemocional, e a melhora das relações interpessoais. A metodologia adotada para esta prática educativa foi o estudo de caso, desenvolvido com uma turma de 3º ano do Ensino Médio na disciplina de Matemática, em uma escola pública na cidade de Sobral – CE. Os resultados deste trabalho nos mostrou como o professor pode reestruturar suas aulas, facilitando a aprendizagem e a contextualização de situações problema, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades interacionais dos estudantes, pois o mecanismo do jogo de RPG envolve interpretação de personagens, elaboração de estratégias e tomada de decisões rápidas.Downloads
Publicado
2022-12-23
Como Citar
Sousa, R. T. de, & Alves, F. R. V. (2022). O ENSINO DE CONTAGEM E PROBABILIDADE ATRAVÉS DE NARRATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM JOGOS DE RPG. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 12(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6395
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.