INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ALTERNATIVAS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA

Autores

Palavras-chave:

Professores de matemática. Inclusão. Educação básica.

Resumo

Esta pesquisa resulta em uma análise das falas de três professores de Matemática da educação básica do município de Canoas-RS, contemplando três redes distintas, uma municipal, uma estadual e uma federal, e tem por objetivo conhecer as dificuldades vivenciadas nos processos de inclusão de estudantes com deficiência intelectual, bem como compreender de que forma docentes de matemática das escolas públicas de ensino básico lidam com as dificuldades encontradas nos processos de inclusão. Para tanto utilizou-se um questionário, para caracterizar os sujeitos da pesquisa e, posteriormente, desenvolveu-se uma entrevista semiestruturada com os mesmos. Desse modo, o trabalho constitui-se como uma investigação qualitativa. Para análise dos dados coletados, fez-se o uso da Análise de Conteúdo. Os resultados deste trabalho foram organizados em três categorias relacionadas às estratégias criadas pelos professores para a superação das seguintes dificuldades: 1. Promover o desenvolvimento integral do aluno com deficiência intelectual; 2. Superar a falta de profissionais de apoio para a criação de um ambiente inclusivo; 3. Superar os déficits da formação inicial em relação a inclusão de pessoas com deficiência. Assim, foi possível perceber que mesmo em instituições de ensino distintas, com níveis diferentes da educação básica, os problemas relatados apontam para necessidades comuns, fato que permitiu traçar um perfil das situações vivenciadas por docentes de matemática das instituições públicas de educação básica.

Biografia do Autor

Bárbara Gonçalves Fenille Velasco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Canoas)

Graduada do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas.

Daniela Rodrigues da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Canoas)

Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS com Sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid, Mestre em Educação em Ciências pela UFRGS e Licenciada em Ciências Habilitação em Química pela Universidade de Passo Fundo. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)- Câmpus Canoas.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Gonçalves Fenille Velasco, B., & Rodrigues da Silva, D. (2025). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: ALTERNATIVAS CONSTRUÍDAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6529