BIOTECNOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES FACE ÀS URGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

Palavras-chave:

Biotecnologia, Alfabetização científica, Formação de professores, Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Resumo

Partindo do envolvimento entre ciência e tecnologia, o artigo aborda a importância de que as informações ancoradas cientificamente fiquem ao alcance dos estudantes. Com essa perspectiva, ressalta que a alfabetização científica é uma possibilidade de tonar viável a ressignificação da ciência, priorizando a contextualização dos conceitos e o compromisso com a formação crítica dos estudantes. O artigo esclarece sobre o que seja a biotecnologia ressaltando sua enorme gama de aplicações que contribuem no desenvolvimento de métodos, diagnósticos e de agentes terapêuticos, dentre eles, a vacina. Destaca que a não vacinação significa um risco à saúde mundial por tornar-se um obstáculo no combate de diversas doenças. Diante desse contexto, justifica a formação continuada dos docentes, enfatizando a crescente utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como recurso pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem em face das urgências que envolvem a educação contemporânea. Finalizam destacando a necessidade de uma reflexão sobre a função pedagógica e a formação do professor para mediar o conhecimento e divulgação dos avanços da Ciência, no que as TDIC podem ser elementos extremamente facilitadores.

 

Biografia do Autor

Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, PPGE/ESTACIO

Mestrado em Educação PUC-Rio
Dooutorado em CiÊncias Humanas (Educação) PUC-RIo
Professora do PPGE/Universidade Estácio de Sá

http://lattes.cnpq.br/6986927279922334

Lucimar Ferreira Costa, Doutoranda PPGE/Universidade Estacio de Sá

Doutoranda PPGE/Universidade Estacio de Sá
Mestre em Ensino de CiÊncias / UNIGRANRIO
Licenciada em Ciências Biológicas

http://lattes.cnpq.br/4370425406939831

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Pedrosa, S. M. P. de A., & Costa, L. F. (2020). BIOTECNOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES FACE ÀS URGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 10(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/6563