BIOTECNOLOGIA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES FACE ÀS URGÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Palavras-chave:
Biotecnologia, Alfabetização científica, Formação de professores, Tecnologias digitais de informação e comunicação.Resumo
Partindo do envolvimento entre ciência e tecnologia, o artigo aborda a importância de que as informações ancoradas cientificamente fiquem ao alcance dos estudantes. Com essa perspectiva, ressalta que a alfabetização científica é uma possibilidade de tonar viável a ressignificação da ciência, priorizando a contextualização dos conceitos e o compromisso com a formação crítica dos estudantes. O artigo esclarece sobre o que seja a biotecnologia ressaltando sua enorme gama de aplicações que contribuem no desenvolvimento de métodos, diagnósticos e de agentes terapêuticos, dentre eles, a vacina. Destaca que a não vacinação significa um risco à saúde mundial por tornar-se um obstáculo no combate de diversas doenças. Diante desse contexto, justifica a formação continuada dos docentes, enfatizando a crescente utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como recurso pedagógico nos processos de ensino e aprendizagem em face das urgências que envolvem a educação contemporânea. Finalizam destacando a necessidade de uma reflexão sobre a função pedagógica e a formação do professor para mediar o conhecimento e divulgação dos avanços da Ciência, no que as TDIC podem ser elementos extremamente facilitadores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.