PROBLEMAS E DESAFIOS DO ENSINO DE FÍSICA EM MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
Física. Ensino de Física. Problemas e desafios. Moçambique.Resumo
Neste trabalho apresentamos uma retrospectiva histórica do ensino de Física em Moçambique e as práticas letivas em diferentes contextos, com objetivo de descrever os principais problemas e desafios do ensino de Física no País e trazer alternativas para mudanças do atual quadro, caracterizado por crises e incertezas. A pesquisa foi descritiva, do tipo estudo de caso, embasada pelo método bibliográfico e questionário, aplicado a 54 professores de Física que atuam em diferentes níveis de ensino. Os principais problemas identificados no ensino de Física em Moçambique são a falta de práticas e materiais experimentais; superlotação nas salas de aula; carga horária excessiva; vastidão dos programas de ensino; e desinteresse dos alunos devido à falta de ligação entre a ciência estudada na escola e o seu cotidiano. Por isso, naturalmente, surgem os desafios letivos, comportamentais, didático-metodológicos, institucionais e de formação dos professores, com vista a melhorar as infraestruturas de ensino, as metodologias de ensino ativas e voltadas ao saber-fazer, a motivação dos alunos e políticas que valorizem o ensino e os professores. Conclui-se que as atividades experimentais em ambiente laboratorial ou virtual são essenciais no ensino de Física, na aprendizagem autônoma e no desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras dos alunos.
Referências
BONADIMAN, H.; NONENMACHER, S. E. B. O gostar e o aprender no ensino de Física: uma proposta metodológica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 2, p. 194–223, 2007.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2007.
GRASSELLI, E. C.; GARDELLI, D. O ensino da Física pela experimentação no ensino médio: da teoria à prática. Cadernos PDE, v. 1, p. 1–21, 2014.
HECK, C. Integração de tecnologia no ensino de física na educação básica: um estudo de caso utilizando a experimentação remota móvel. Dissertação de Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação. Universidade Federal de Santa Catarina. Araranguá-SC, 2017.
INE. IV Recenseamento geral da população e habitação: Resultados definitivos Moçambique. Maputo - Moçambique: Instituto Nacional de Estatística, 2019.
LANGA, P. Ensino Superior em Moçambique: Caracterização e Desafios. Palestra alusiva a celebração do 10º aniversário do Jornal o País. Anais...Maputo: Jornal o País, 2015.
LARA, A. L.; MANCIA, L. B.; SABCHUK, L.; MIQUELIN, A. F.; PINTO, A. E. de A. O PIBID, o ENEPC e os trabalhos sobre as tecnologias de informação e comunicação no ensino de ciências: algumas reflexões e possíveis relações. VIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências. Anais...Campinas, SP: ABRAPEC, 2011
MEC/INDE. Plano Curricular do Ensino Secundário Geral (PCESG) — Documento Orientador, Objectivos, Política, Estrutura, Plano de Estudos e Estratégias de Implementação. Maputo: MEC e INDE, 2007.
MCTESTP. Estudantes matriculados, graduados e ingressos segundo a área científica Ensino Superior. Maputo: Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Tecnico-Profissional, 2017.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o Ensino da Física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2017.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 73–80, 2018.
PACCA, J. L. DE A.; VILLANI, A. A formação continuada do professor de Física. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 57–72, 2018.
PIRES, M. A.; VEIT, E. A. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 241–248, 2006.
POPOV, O. Ensino de física na escola moçambicana. Maputo: INDE - Projecto de Investigação do Ensino das Ciências Naturais, 1993.
POZO, J. I.; CRESPO, M. Á. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2009.
ROSA, C. W. Da. Concepções teórico-metodológicas no laboratório didático de física na Universidade de Passo Fundo. Ensaio, v. 5, n. 2, p. 13–27, 2003.
ROSA, C. W. Da; ROSA, Á. B. Da. Ensino da Física: tendências e desafios na prática docente. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, n. 7, p. 1–12, 2007.
SAMPAIO, F. C.; PACCA, J. L. De A. A sala de aula de Física como um “laboratório do cotidiano”. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais...Porto Alegre, RS: ABRAPEC, 1999
SILVA, P. O. Da; KRAJEWSKI, L. L.; LOPES, H. de S.; NASCIMENTO, D. O. do. Os desafios no ensino e aprendizagem da Física no ensino médio. Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, v. 9, n. 2, p. 829–834, 2018.
SILVA, J. C. X.; LEAL, C. E. S. Proposta de laboratório de física de baixo custo para escolas da rede pública de ensino médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, p. 1–5, 2017.
USSENE, C. A formação de professores em Moçambique e o desenvolvimento criativo e reflexivo. COOPEDU - Congresso Portugal e PALOPs. Anais...Lisboa: ISCTE, 2011
WIEMAN, K. Grand Challenges in Science Education. Science, p. 290–323, 2013.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Educação, Ciências e Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.