GUIA DE MÚSICAS PARA ABORDAGENS DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTs) NO ENSINO FUNDAMENTAL II

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Palavras-chave:

Temas Contemporâneos Transversais. Ensino Fundamental II. Músicas. Guia de Músicas.

Resumo

Os Temas Contemporâneos Transversais (TCT’s) são um desafio para sua abordagem na educação básica. A partir dessa premissa, produzimos um Guia de músicas populares em uma plataforma digital, contendo 111 obras, distribuídas nos diversos gêneros musicais brasileiros. O guia eletrônico, disponível no seguinte link eletrônico: <https://www.sites.google.com/view/guiademusicastcts>, contém as seguintes categorias de acesso: home, orientações, temas contemporâneos transversais, subtemas contemporâneos transversais, título da música, e gênero musical. 41 professores distribuídos nas nove disciplinas do ensino fundamental II avaliaram o produto. Nessa pesquisa qualitativa, os resultados apontaram que os professores apreciam a utilização de músicas em sala de aula, que tiveram contato com estas desde a época em que eram alunos do ensino fundamental, inclusive sugeriram músicas para o guia. Embora a busca e análise dessas obras tenha sido exaustiva, a satisfação é dupla: (1) uma mudança pessoal e profissional na relação com a música como recurso didático; (2) a percepção de que os professores acreditam que o guia tem a possibilidade de contribuir para o ensino dos TCTs. 

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

de Oliveira, J. V., & Tavares Júnior, M. J. (2025). GUIA DE MÚSICAS PARA ABORDAGENS DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS (TCTs) NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 15(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7054