ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DAS PUBLICAÇÕES E ASPECTOS CRÍTICOS DA LUDICIDADE NO ENSINO DE ORBITAIS EM DISCIPLINAS DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR
Palavras-chave:
ensino de orbitais, análise de livros didáticos, ludicidade.Resumo
O tema orbitais é abordado em todos os cursos de graduação em química, estando presente nas disciplinas de Química Geral, Química Inorgânica, Química quântica entre outras. Alguns trabalhos têm realizado uma abordagem do ensino de orbitais a nível básico ou no que diz respeito à aplicação deste tema em estudos científicos a nível molecular. Outros autores têm defendido o argumento de que é necessário o ensino do conceito correto de orbitais nas séries iniciais, de forma a evitar que sejam transmitidos conceitos incompletos e incorretos para a explicação dos conceitos de química, sendo pedagogicamente e cientificamente incorreto o ensino de teorias ultrapassadas. O trabalho foi dividido em duas etapas: na primeira etapa foram realizadas buscas de artigos e trabalhos acadêmicos e de congresso em revistas Nacionais e Internacionais disponíveis em bases de dados importantes. Na sequência foi feita a separação dos artigos identificados como pertencentes ao tema “Ensino de orbitais em química” e a elaboração de um texto apresentando os principais aspectos abordados nos trabalhos sobre o tema. A plataforma Google Scholar foi a plataforma que retomou o maior número de resultados, mas devido à grande quantidade de publicações retomadas, não foi possível avaliar a sua totalidade. Na segunda parte foi feita uma análise de livros didáticos de Química de nível médio e de graduação. É possível observar que ainda são utilizados conceitos equivocados por parte dos discentes e dos livros didáticos para os conceitos de orbital em diferentes níveis de ensino. Apesar dessas falhas é importante desmistificar o ensino do tema em séries iniciais e nos primeiros anos de Graduação a partir da abordagem de forma mista: utilizando-se aspectos clássicos, mas não errôneos, e aspectos matemáticos/computacionais como ferramentas para a correção desses erros.
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