A FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA ENTRE OS ANOS DE 2001 E 2020

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências. Livros Didáticos. PNLD.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o que os principais periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências publicaram nos últimos vinte anos, compreendido entre os anos de 2001 e 2020, sobre a Filosofia da Ciência nos livros didáticos (LD). Considerando o caráter qualitativo da investigação, utilizou-se as orientações metodológicas para uma Análise Textual Discursiva (ATD). Após a leitura dos artigos, foi possível agrupá-los em quatro categorias emergentes: i. A influência dos livros didáticos no ensino; ii. Posturas epistemológicas em livros didáticos; iii. A influência de antigos modelos educacionais; e iv. Análise de conteúdos específicos. Observou-se que são muito escassas as publicações nessa área e que as publicações encontradas reforçam a ideia de que os livros didáticos atuam como modeladores do ensino e que muitos deles apresentam equívocos conceituais e epistemológicos. Este trabalho contribui para uma apropriação mais crítica de professores da educação básica sobre esse recurso didático e, como estímulo para pesquisadores, no sentido de ampliar as investigações nessa área.

Biografia do Autor

Alex Antunes Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Visconde da Graça (IFSul/CaVG)

É licenciada em Química pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (IFSul/CaVG), especialista em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestra em Ciências e Tecnologias na Educação (IFSul/CaVG). Atualmente é doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e integrante do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE) na mesma Instituição. Também é professora substituta de Química do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFSul/CaVG).

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

Mendes, A. A., Müller, M. G., Candia, D. G. M. de, Lopes, J. B., & Abib, G. R. (2023). A FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA ENTRE OS ANOS DE 2001 E 2020. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 13(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/7277