A FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM LIVROS DIDÁTICOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, FÍSICA E QUÍMICA ENTRE OS ANOS DE 2001 E 2020
Palavras-chave:
Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências. Livros Didáticos. PNLD.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar o que os principais periódicos nacionais da área de Ensino de Ciências publicaram nos últimos vinte anos, compreendido entre os anos de 2001 e 2020, sobre a Filosofia da Ciência nos livros didáticos (LD). Considerando o caráter qualitativo da investigação, utilizou-se as orientações metodológicas para uma Análise Textual Discursiva (ATD). Após a leitura dos artigos, foi possível agrupá-los em quatro categorias emergentes: i. A influência dos livros didáticos no ensino; ii. Posturas epistemológicas em livros didáticos; iii. A influência de antigos modelos educacionais; e iv. Análise de conteúdos específicos. Observou-se que são muito escassas as publicações nessa área e que as publicações encontradas reforçam a ideia de que os livros didáticos atuam como modeladores do ensino e que muitos deles apresentam equívocos conceituais e epistemológicos. Este trabalho contribui para uma apropriação mais crítica de professores da educação básica sobre esse recurso didático e, como estímulo para pesquisadores, no sentido de ampliar as investigações nessa área.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.