EDUCAÇÃO SEXUAL E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA LICENCIANDOS E LICENCIANDAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Sexualidade. Formação docente, Educação sexual emancipatória,Resumo
O presente artigo refere-se a apresentação e a análise de um curso de formação inicial em Educação Sexual Emancipatória destinado aos licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná, vinculados ao Programa Residência Pedagógica. Esse curso teve como objetivo contribuir para a formação inicial dos participantes por meio de conhecimentos científicos elaborados de acordo com os fundamentos da Educação Sexual Emancipatória e saberes para a formação de educadores sexuais. O curso seguiu a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos e aconteceu por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom, devido a pandemia do Covid-19. A pesquisa torna-se relevante devido a lacunas e ausências do ensino da sexualidade emancipatória nos cursos de licenciatura e a relevância para a Educação Básica. A escola tem a função de formação integral dos estudantes e em atendimento a esta necessidade quando os professores se aproximam de formação acadêmica inicial adequada, o esperado é que cumpram eficazmente tais demandas. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo e a análise de dados deu-se por meio da Análise Textual Discursiva. Concluímos que essa formação possibilitou envolvimento, conhecimento e conscientização dos participantes com o viés emancipatório da Educação Sexual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.