UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SENHOR DO BONFIM - BA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Jogos Didáticos. Recursos Didáticos.Resumo
O uso de jogos didáticos no Ensino de Ciências da Natureza constitui-se como uma ferramenta valiosa, pois pode favorecer a participação ativa e a aprendizagem dos educandos. Este trabalho teve como objetivos identificar as concepções dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA, que atuam na área de Ciências da Natureza, acerca da utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem, também, verificar se esses docentes utilizam os jogos didáticos nas suas aulas de Ciências, como esses são aplicados, os desafios encontrados na utilização desses e as percepções dos docentes acerca dos impactos da aplicação dos jogos didáticos durante aulas de Ciências. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa, 20 (vinte) professores de Ciências da Natureza das escolas municipais de Senhor do Bonfim-BA. Como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se um questionário misto com vinte questões, elaboradas no aplicativo Google Formulários. Para a análise dos dados foram utilizadas as respostas às questões do questionário e de categorias elaboradas a posteriori, a partir de relatos dos professores envolvidos na pesquisa. Os resultados demonstraram que 95% dos professores concordam que a utilização de jogos didáticos favorece a aprendizagem dos alunos, contudo, apenas 45% declararam utilizar esses jogos nas aulas de Ciências. Desses, 100% afirmaram que os alunos demonstraram mais interesse e maior aprendizagem dos conteúdos. Concluindo, apesar das potencialidades que os jogos trazem para as aulas, muitos professores ainda não utilizam esse recurso para facilitar o ensino-aprendizagem de Ciências.
Referências
ALENCAR, G. M.; RODRIGUES, J. V.; GOMES, M. C.; ARAÚJO, C. S. O. Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 12, n. 25, p. 216-226, jul. 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1544. Acesso em: 19 set. 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BENEDETTI FILHO, E.; SILVA, A. de O. D.; FAVARETTO, D. V. Um jogo de tabuleiro utilizando tópicos contextualizados em Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, [S.l.], v. 42, p. 1-9, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v42/1806-9126-RBEF-42-e20190356.pdf. Acesso em: 19 set. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira – INEP. Dados Do Censo Escolar: Ensino Médio tem 61% de docentes com formação adequada. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: INEP, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BUENO, N. M. M.; BEIRA, S. A.; BUENO, J. C. M.; TOLOMEOTTI, K. R. B. Jogo didático para o ensino de Ciências: Batalha das grandes epidemias do mundo. In: CRISOSTIMO, A. L.; KIEL, C. A. (org.). O Lúdico e o Ensino de Ciências: Saberes do Cotidiano. Guarapuava: Unicentro, 2017. Disponível em: https://www3.unicentro.br/ppgen/wp-content/uploads/sites/28/2017/11/O-L%C3%BAdico-e-o-Ensino-de-Ci%C3%AAncias.pdf. Acesso em: 2 set. 2021.
CARBO, L.; TORRES, F. S.; ZAQUEO, K. D.; BERTON, A. Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de Química como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.l.], v. 10, n. 5, p. 53-69, 2019.
CONCEIÇÃO, A. R.; MOTA, M. D. A.; BARGUIL, P. M. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 5, p. 1-26, 2020.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.
FORTUNA, T. R. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C.; FERREIRA, M. L.; COSTA, R. C.; FREITAS, C. C. C.; FARIA, A. C. de O. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, [S.l.], v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=On02DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=jogo+brinquedo+brincadeira+e+a+educa%C3%A7%C3%A3o+kishimoto&ots=u8jMCbQn0u&sig=HO7mDdu5WPMcPMfpXeZgxIyEIJw#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 17 de set. de 2021.
LIMA, J. M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
MARCIANO, R. S.; CRUZ, L. G. Jogos didáticos no ensino de Ciências: uma proposta de aprendizagem sobre os animais vertebrados. Revista Brasileira de Educação Básica, [S.l.], v. 2, n 5, 2017. NEVES, M. O. A importância da investigação qualitativa no processo de formação continuada de professores: subsídios ao exercício da docência. Revista Fundamentos, [S.l.], v. 2, n. 1, 2015.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no Ensino de Ciências e Biologia. InFor, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
OLIVEIRA JÚNIOR, C. I. de; CARDOSO, A. T.; RODRIGUES, R. P.; RESENDE, R. X.; OLIVEIRA, G. F.; KLEIN, K. V. Jogos e aprendizado: ensinando propriedades coligativas por meio de um jogo didático. Research, Society and Development, [S.l.], 9(4), p. 1-13, 2020.
SILVA, J. F. MENEZES, M. C. F. Os desafios de ensinar ciências da natureza por professores que não possuem formação na área. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Campus Senhor do Bonfim, Senhor do Bonfim – BA, 2019.
XEXÉO, G. Jogos de tabuleiro modernos como inspiração para criar jogos para o aprendizado de ciências. In: SILVA, J. F. M. da (org.); O lúdico em redes: reflexões e práticas no Ensino de Ciências da Natureza. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. Disponível em: https://www.editorafi.com/131ciencia. Acesso em: 17 de set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.