INFORMATIVO DIDÁTICO: FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

Resumo

O Produto Educacional aqui apresentado tem como objetivo socializar as ações dos licenciandos do curso de pedagogia que participaram do Programa Residência Pedagógica, o qual possibilitou a complementação da formação inicial e oportunizou o engajamento com as demandas da educação contemporânea. As propostas e as habilidades desenvolvidas do Núcleo de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Ituiutaba – MG, estão contidas neste produto educacional. A validação deste Informativo Didático ocorreu por meio de uma reunião pedagógica no formato de oficina, em uma escola privada no interior do Estado de Goiás, e foi disponibilizado para os docentes da Educação Básica das séries iniciais (1.º ao 5º. ano do ensino fundamental) , por meios eletrônicos, um formulário por meio do e-mail para coletas de dados, usando-se do programa Google Forms. Assim, tivemos acesso a informações dos 12 docentes acerca de conhecimentos anteriores à apresentação do produto sobre o Programa Residência Pedagógica, e verificou-se que a validação deste produto foi exitosa, em sua aplicabilidade e resultados. Concluímos que o PRP trouxe uma contribuição sólida e efetiva para a formação inicial desses residentes.

Biografia do Autor

Carla Mairla da Silva Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Pedagogia pela faculdade CESB de Brasília, licenciatura em Artes Visuais Instituto ZAYN de São Paulo, pós-graduação em psicopedagogia pela faculdade CESB de Brasília, ensino especial e tecnologia pela PEMIG Minas Gerais e Ciência da Religião ofertada Instituto ZAYN de São Paulo, mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Trajetória profissional com larga experiência no ensino regular do ensino fundamenta, médio e ensino superior. Professora do Estado de Educação de Minas Gerais , pesquisadora dos conceitos educacionais e didática da educação, Mestranda pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Marim, V., & Gomes, C. M. da S. (2024). INFORMATIVO DIDÁTICO: FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 14(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/8869