INFORMATIVO DIDÁTICO: FORMAÇÃO DE DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O Produto Educacional aqui apresentado tem como objetivo socializar as ações dos licenciandos do curso de pedagogia que participaram do Programa Residência Pedagógica, o qual possibilitou a complementação da formação inicial e oportunizou o engajamento com as demandas da educação contemporânea. As propostas e as habilidades desenvolvidas do Núcleo de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Ituiutaba – MG, estão contidas neste produto educacional. A validação deste Informativo Didático ocorreu por meio de uma reunião pedagógica no formato de oficina, em uma escola privada no interior do Estado de Goiás, e foi disponibilizado para os docentes da Educação Básica das séries iniciais (1.º ao 5º. ano do ensino fundamental) , por meios eletrônicos, um formulário por meio do e-mail para coletas de dados, usando-se do programa Google Forms. Assim, tivemos acesso a informações dos 12 docentes acerca de conhecimentos anteriores à apresentação do produto sobre o Programa Residência Pedagógica, e verificou-se que a validação deste produto foi exitosa, em sua aplicabilidade e resultados. Concluímos que o PRP trouxe uma contribuição sólida e efetiva para a formação inicial desses residentes.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Capes dá início ao pagamento de bolsas de residência pedagógica. Portal MEC, Brasília, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/ residencia-pedagogica. Acesso em: 21 abr. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 2019. Dispo- nível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ensino1.pdf. Acesso em: 27 abr. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Edital n.º 06, de 2020. Programa de Residência Pedagógica. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https:// www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-p- df/view. Acesso em: 21 abr. 2024.
BRZEZINSKI, I. Profissão Professor: identidade e profissionalização docente. São Paulo: Parábola, 2002.
GOMES, C. M. S.; MARIN, V. Informativo – Programa Residência Pedagógica: um caminho para a formação docente. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/13CqmSwvvst- zHMYtDMg6QfE0tn6aJLnFR3oGkZVSOUx8/edit. Acesso em: 21 abr. 2024.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
MASETTO, M. T. Formação docente em processos de mudança: análise de uma proposta de inovação curricular em cursos de licenciatura. Revista Portuguesa de Educação, v. 31, n. 2, p. 153-174, 2018.
UFU – Universidade Federal de Uberlândia. 2022a. Disponível em: https://ufu.br/ . Acesso em: 30 mar. 2024.
UFU – Universidade Federal de Uberlândia. 2022b. Disponível em: https://prograd.ufu.br/servi- cos/programa-de-residencia-pedagogica. Acesso em: 10 abr. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciências e Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.