CONTEXTUALIZAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como a contextualização, através da resolução de situações-problema, se consolida no 6º ano de escolas públicas municipais de Campina Grande-PB, investigando como a professora integrou situações-problema contextualizadas e de que forma essa prática influenciou o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa, por compreendermos que ela permite uma interpretação mais aprofundada e esclarecedora dos dados coletados. O estudo foi realizado a partir de dados obtidos pela observação da prática em sala de aula. Durante as observações, buscamos identificar os contextos presentes nas situações-problema abordadas em sala de aula e como a professora discutia esses contextos com os alunos. A partir da análise dos dados, foi possível identificar que a prática da professora envolvia a contextualização de problemas com variações significativas em forma e profundidade. Foram utilizados exemplos diretamente relacionados à realidade e ao cotidiano dos alunos, o que demonstrou uma adaptação da contextualização ao ensino de Matemática.

Biografia do Autor

Maria Débora de Lima Souza, UEPB

É doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/UEPB). Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/UAG). Atua como professora substituta na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus Pau dos Ferros. Integra o Grupo de Estudos em Educação Matemática e Ensino de Ciências (GEEMEC).

Maria Betania Sabino Fernandes, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

É doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Atua na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, desenvolvendo pesquisas principalmente sobre ensino de matemática, contextualização, currículo e aprendizagem significativa.

Referências

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando Matemática na Sala de Aula através da Resolução de Problemas. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n. 55, p. 1- 19, 2009. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/download/77/228#page=131

ANDRADE, S. de. Ensino-aprendizagem de Matemática via exploração de problemas e o uso do laboratório de ensino de Matemática. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 13. 2011, Recife. Anais[...]. Recife: Comitê Interamericano de Educação Matemática, 2011. p. 1-9. Disponível em: https://xiii.ciaemredumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/2305/135.

ANDRADE, S. de. Ensino-aprendizagem de Matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. Dissertação de Mestrado, IGCE-UNESP, Rio Claro, 1998.

BARBOSA, J. C. As discussões paralelas no ambiente de aprendizagem modelagem Matemática. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 1-12, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/77.

BELL, J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto Editora, 1994.

BORGES, R. do S. A contextualização no ensino da Matemática. 2018, 42f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba. Campina Grande.

D’AMBROSIO, U. EtnoMatemática. São Paulo: Ática, 1998.

ECHEVERRÍA, M. P. P.; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, p. 13-42, 1998.

ETCHEVERRIA, Teresa Cristina. A Problematização no Processo de Construção de Conhecimento. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; AUTH, Milton; MORAES, Roque; MANCUSO, Ronaldo (Org). Aprender em Rede na Educação em Ciências. Ed. Unijuí, 2008.

FERNANDES, M. B. S. Funções Lineares no Ensino Médio: Contextualização e Representações. 2014, 181f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós Graduação em Educação do centro de educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB).

HUETE, J. C. S.; BRAVO, J. A. F. O ensino da Matemática: fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2006. Tradução Ernani Rosa.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MAIOLI, M. A contextualização na Matemática do ensino médio. 2012. 211f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

MORAES, R. S; ONUCHIC, L. R. A aprendizagem de polinômios através da resolução de problemas por meio de um ensino contextualizado. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, Brasil, Recife, 2011.

ONUCHIC, L. R Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p.199-220.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. A resolução de problemas na educação Matemática: onde estamos? E para onde iremos? Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 20, n. 1, p. 88-104, jan./jun. 2013.

PAIS, L. C. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte, MG. Editora Autêntica, 2006.

PEREIRA, A. L. Motivação para a disciplina MAT450 - Seminários de Resolução de Problemas. São Paulo, IME-USP, agosto de 2001, 17 p.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1997.

SILVEIRA, Ê. Matemática: compreensão e prática. 6º ano. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2018.

SPINELLI, W. A Construção do Conhecimento entre o Abstrair e o Contextualizar: o caso do ensino de Matemática. 2011. 138 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo.

VASCONCELOS, M. B. F. A contextualização e o ensino de Matemática: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Paraíba. João pessoa, 2008.

Downloads

Publicado

2026-09-16

Como Citar

de Lima Souza, M. D., & Sabino Fernandes, M. B. (2026). CONTEXTUALIZAÇÃO E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA: ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA . Revista De Educação, Ciências E Matemática, 16(1), 1–24. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/9041